Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Lenda Adaptada

Domingo, 31.05.09

Era uma vez uma formiga muito trabalhadora, debaixo de um sol escaldante de verão, construiu a sua toca e acumulou suprimentos para o longo Inverno que se aproximava. Por perto o gafanhoto viu aquilo e pensou: - Que idiota! E passou o verão às gargalhadas, cantando e dançando.
Com o chegar do Inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona à porta da toca da formiga, convocou a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações: Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome? Compareceram todos os órgãos da comunicação social à entrevista, RTP, SIC, TVI, Diário de Noticias, Correio da Manhã, Independente, Público, Rádio Renascença, TFS e outros, tiraram muitas fotos do gafanhoto trémulo de frio e com sinais evidentes de desnutrição.
As imagens dramáticas na televisão mostraram as deploráveis condições do gafanhoto, sentado num banquinho debaixo de uma barraca de plástico preto, depois, depois mostraram a formiga na sua confortável toca, onde estava uma mesa farta e variada. Um programa de TV apresentou durante 15 minutos o tema, mostrando o gafanhoto cambaleante. O povo português estava perplexo e chocado com o contraste. A BBC de Londres manda a Portugal uma equipa especial para fazer uma reportagem para ser distribuída para toda a Europa. A CBS nos Estados Unidos interrompe uma entrevista colectiva sobre a crise Mundial , para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos portugueses.
A notícia recebe apoio imediato de Francisco Louçã, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo de José Sócrates, e cria uma Emenda Constitucional que aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promover a integração social dos gafanhotos.
A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições em que fora multada assim como os respectivos retroactivos, pede falência.
As Finanças instauram de imediato uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas. O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais suspeitando de que as formigas tenham desviado recursos do FF5 (folhas frescanº 5 de Banco de Portugal) e suspeitas de lavar folhas.
O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa. A formiga pede ajuda às autoridades policiais, mas é informada que não existem efectivos para atender a ocorrências desta natureza e que por orientação do Secretário de Segurança, que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não podem fazer nada. A formiga recorre à justiça na esperança de obter a reintegração da toca, mas é negado, o juiz invocou um novo ramo do direito, "O ECONÓMICO" e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca.
O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto. O Ministério da Justiça examinando folhas do Jornal Última Hora, descobre que o gafanhoto no passado esteve preso, por promover algumas greves, assaltos e sequestros (que pode encaixar em crimes políticos), conseguindo a sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito a indemnização governamental e pensão vitalícia, é imediatamente encaminhado o caso para o escritório do brilhante deputado Marques Mendes, em Lisboa, para entrar com um pedido de indemnização milionária (claro que ele ficará com 40%, mas isso já é outra história, a do Lobo e da Raposa) que o Estado Português (quer dizer , nós) teremos que pagar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 07:37


2 comentários

De valquiria a 31.05.2009 às 14:29

Bom dia Gonçalo,que história hem rs...Faz parecer que eles são vilões rs...Enfim.È triste mas não a outra forma ,somos criticos porque somos concientes de nossos direitos e deveres. como cidadão.Também acho uma injustiça o cidadão ter que pagar.Mais e assim;governo e governantes se um dia mudara ?Pois fica aqui o ponto de interrogação.
Beijos com carinho

De Teresa Augusto Shanor a 01.06.2009 às 03:02

Querido amigo Gonçalo!!

Brilhante a adaptação que fizeste nesta história. E só não digo que a história é bonita, porque o assunto é bem feio mesmo. Triste realidade, mas não é só a realidade de vocês, porque esta história corre o mundo, só muda o endereço e os personagens.

Uma óptima semana para si e aos seus.
Beijos carinhosos no seu lindo coração.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas