Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Tenhamos coragem de apenas viver

Sábado, 24.04.10

 

Na vida e em cada situação sempre existe o verso e o reverso da medalha. Em cada factor existe o lado negativo e o positivo e existe também a necessidade de extrair de cada acontecimento o melhor aprendizado.

Na vida é preciso ter uma grande capacidade de luta para sobreviver , mas é preciso também saber viver.

Muitas pessoas na ânsia de sobreviverem , absolutamente não vivem.

Assim como no amor também é necessário ter força suficiente para amar , mas ainda é mais necessário ter coragem para se deixar amar. Sei que pode parecer estranho , mas quantas pessoas não perderam um amor de verdade , apenas porque não acreditaram nele , talvez porque não se sentissem com capacidade para serem tão amadas. É preciso coragem para acreditar no amor alheio e a firme certeza em nós de que merecemos ser amados.

Para os solitários também não é fácil, porque é preciso coragem para viver sozinho , mas é preciso uma coragem maior ainda para pedir apoio.

Tantas vezes o viver só é consequência directa da covardia, da incapacidade total de pedir ajuda , de reconhecer que viver

só não foi opção mas sim consequência da falta de ter sabido doar-se. Porque para receber há que dar.

Quando nos sentimos humilhados por alguém, quando alguém abusa da nossa boa fé , é preciso paciência para suportar isso , mas é preciso muita coragem para evitar que isso se repita.

Não podemos por mero comodismo anular-nos perante a vida e os outros.

Quando estamos doentes , tristes , magoados , é preciso verdadeira coragem para esboçar um sorriso , para camuflar a nossa dor, para ocultar a decepção.

Mas é preciso ter ainda mais coragem para mostrar aos outros a nossa dor . Para lhes mostrarmos que estamos feridos e precisamos de um ombro onde derramar as nossas lágrimas.

Não temos que ser sempre fortes.

Quando um amigo nos procura e nos relata uma dor, é preciso coragem para o amparar , para o ajudar e aconselhar , mas exige de nós mais coragem , o seguirmos os nossos próprios conselhos quando estamos perante dor similar.

Porque resolver os problemas dos outros em teoria é fácil, difícil é aplicar a mesma facilidade a nós mesmos quando a dor é nossa.

É preciso lutar para ter sucesso , para manter a linha, para ter um aspecto atraente, mas há que ter uma força bem maior para nos mantermos de pé quando o nosso mundo desaba.

Quando o chão se move por baixo dos nossos pés e sentimos todas as nossas certezas a transformarem-se um dúvidas.

E também preciso ter coragem para elaborar as nossas verdades , lutar por elas e acreditar nelas , mas é precisa muita mais coragem para termos dúvidas sobre as nossas verdades.

Porque aquilo em que hoje acreditamos, aquilo que hoje é uma verdade absoluta , amanhã e com face a novos aprendizados , pode mostrar-se apenas um erro.

E ter para sempre as mesmas verdades , é simplesmente recusar-se a aprender e a crescer.

Quando estamos perante uma batalha , é preciso ter muita força para alcançar a vitória , mas é necessária uma coragem absoluta para nos rendermos.

Porque reconhecer que estamos errados ou que mesmo não estando , não conseguimos fazer valer aquilo em que acreditamos , é um sinal de coragem e inteligência.

Só um louco luta contra moinhos de vento e só um prepotente nato tenta pela força fazer lei daquilo em que crê.

No mundo de hoje é necessária coragem para nos defendermos dos perigos que rondam por aí.

Mas toda a defesa quando excessiva é um erro.

É também necessária muita força para baixarmos a nossa guarda e acreditarmos no outro.

Quantas pessoas perdem oportunidades fantásticas , amigos especiais , porque simplesmente julgando-se espertas, se fecham , se cercam de muros , que os outros não têm obrigação de transpor.

Quem quer ser amigo , quem quer ser amado , quem quer ser acreditado , tem que simplesmente ter a coragem de acreditar.

Não devemos exigir que o outro prove as boas intenções , que o outro ultrapasse os obstáculos que a nossa covardia e prepotência lhe colocam.

Se nos estende a mão , devemos apenas estender também a nossa.

E por fim , é preciso ter coragem para ser sincero , directo , frontal.

Mas é preciso muito mais coragem para ser afável e carinhoso.

Porque a sinceridade usada como defesa torna-se rude, o ser directo quando feito com aridez torna-se uma absoluta falta de educação e respeito.

Ser sincero implica dizer o que sentimos da forma que não magoe ninguém. Ser directo é defender a nossa opinião com delicadeza sem ousar passar por cima dos outros.

Ser frontal é ter o peito aberto , não é fazer valer as nossas verdades, mas sim ter a coragem de buscar nas verdades dos outros a sua integridade e sinceridade.

Espero que todos tenhamos sempre força , coragem , determinação e respeito, para que o mundo nos acolha num amplexo de amor.

Todos somos obrigados a recolher aquilo que semeamos , mas na hora da sementeira , todos temos opção de escolher o que vamos semear.

Não devemos viver com desconfiança, nem com covardia, nem com medo , é preciso acreditar que quem nos procura e nada nos pede em troca é na verdade um amigo e que o mundo não é um lugar cheio de armadilhas prontas a engolir-nos e muito menos termos a estupidez de nos julgarmos tão importantes que pensemos que todos que se aproximam tecem uma teia para nos atingirem ou ferirem.

Devemos ter a humildade de pensar que o mundo não gira em torno do nosso umbigo e que em algum lugar do Mundo sempre haverá alguém que sinceramente deseja o nosso bem , gosta de nós , apenas por gostar , sem teias maquiavélicas , sem enredos absurdos e sem nos pedir nada em troca.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 15:03


2 comentários

De valquiria a 25.04.2010 às 00:37

Boa noite Gonçalo!!!Belo texto,realmente há muitas pessoas neste mundo  que precisam parar de olhar para o próprio umbigo.Ser amigo e a melhor forma de expressar o amor e só tras bons .E a inspiração espiritual que vem quando você descobre  que alguém acredita e confia em você.  .Mais nós estamos  aqui e vamos dando força,amor e esperança  a quem precisa.Sem nada em troca querido.
Beijos com carinho

De Paulo Ribeiro a 26.04.2010 às 16:05

Saber viver a vida é um eterno aprendizado.
Nem sempre o caminho mais fácil é o mais certo e a coragem tem que andar de mão dada com a força.
Um abraço com amizade

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Caetano veloso

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes






Contador

free counter