Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Novo Membro Da Família - O Edgar

Quinta-feira, 15.07.10

Apresento aos meus leitores e amigos o Edgar , a mais nova aquisição da família , ele é um Mastim Napolitano e tem um mês e meio de idade . Esta raça é pouco divulgada em Portugal , por isso deixo aqui alguns tópicos dessa raça espectacular . É uma raça muito antiga , citada já na época dos Romanos que os apelidavam de cão guardião . Outros acreditam que a raça seja descendente directa dos molossos romanos, usados pelos exércitos romanos nas guerras contra seus inimigos e outros ainda afirmam que a raça tenha sido originada do cruzamento entre os molossos romanos e os Pugnaces Britannie, trazidos da Inglaterra pelos soldados romanos e por último existe a possibilidade de ter sido trazido ao Mediterrâneo em navios fenícios, há milénios.

O mastim atinge seu auge físico aos 3 anos de idade, quando pode chegar a pesar até 85 quilos.

O peso dos mastins depende, entre outros factores, da zona de origem dos seus ascendentes.

Por exemplo, em determinadas zonas da Itália, um mastim pode facilmente atingir próximo dos 100 kg de peso.

ALTURA ATÉ A CERNELHA (junção do pescoço com o tronco do cão): 77 cm

CABEÇA: Arredondada, maçuda, com o crânio largo na altura dos zigomas ("maçãs da face")e pele abundante com rugas e pregas; focinho muito largo e profundo; lábios de pele pesada, espessa e abundante, maxilares fortes, com ossos mandibulares bem robustos e arcadas dentárias perfeitamente encaixadas; dentes brancos, bem desenvolvidos, regularmente alinhados e numericamente completos (mordedura em tesoura); olhos de inserção frontal, bem afastados e ligeiramente aprofundados, com o contorno das pálpebras tendendo ao redondo. A cor da íris acompanha a cor da pelagem; orelhas em relação ao tamanho do cão, são pequenas, de formato triangular, inseridas acima das arcadas zigomáticas, quando inteiras, são achatadas e portadas pendentes e rentes às faces; quando operadas formam um triângulo quase equilátero.

TRONCO: Forte e robusto, o comprimento do tronco não ultrapassa em 10% a medida da altura até a cernelha.

CAUDA: Com base larga, grossa na raiz, robusta e afinando-se ligeiramente para a ponta.

MOVIMENTAÇÃO: É uma das características típicas da raça. O seu passo é indolente, lento, semelhante ao do urso. O trote é caracterizado por uma forte propulsão dos posteriores e um bom alcance dos anteriores. O Mastim Napolitano raramente galopa.

PELE: Espessa, abundante e solta em todo o corpo, particularmente, na cabeça onde desenha numerosas pregas ou rugas, e na linha inferior do pescoço, onde forma uma barbela. Estas rugas no focinho são uma característica muito importante, e deve ser um dos factores decisivos aquando a escolha de um cachorro.

COR: Cinza, cinza-chumbo e preto, com algumas pequenas manchas brancas no centro do ante peito e na ponta dos dedos como também, mogno, fulvo e fulvo avermelhado (cervo).

Estas são as particularidades mais visíveis desta raça , mas tem que se acrescentar também que apesar da corpulência é um cão muito meigo com a família , muito protector , ele arrisca a vida se necessário para defender os donos . É um animal de boa índole , não está nas raças ditas perigosas e apesar do seu aspecto pesadão , é um cão muito ágil e muito activo . É indicado como cão de guarda em famílias que tenham crianças . É um cão dócil e terno com as crianças. É um cão que se deve adquirir somente quando se possui um espaço onde ele possa movimentar-se livremente , vivendas , quintas. Não é um cão indicado para permanecer em apartamentos. Em Portugal existem apenas dois criadores qualificados e certificados do Mastim Napolitano . Existem outros, mas não certificados e que muitas vezes vendem cães sem qualidade , frutos de cruzamentos duvidosos para poderem vender mais barato . Este é um cachorrito que não é barato , o preço varia entre os 1250 euros e os 1500. No entanto é um animal nobre que vale bem a pena o investimento. Se algum dos meus leitores estiver interessado em comprar um Mastim Napolitano certificado , poderá contactar a criadora de onde veio o nosso Edgar . Ela vende com todos os certificados e chip . O endereço de email da criadora é :  aptavares50@msn.com

Um abraço a todos...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 14:27


4 comentários

De valquiria a 15.07.2010 às 17:48

Boa tarde Gonçalo!!!Que lindo  o Edgar!Parabéns ao mais novo membro da família,a princesinha Inês com ele,tão meigo .Li com atenção seu texto,o Mastim Napolitano  é mutio doce,excelente guardião,calmo.Que bom será muito amados por vocês e ele por vocês.
Beijos ao Edgar!
Beijos a todos

Gonçalo estou saindo de férias querido,retorno dia 31/07.Ficarei ausente ,mais logo retorno.

De Ana a 15.07.2010 às 21:18

O artigo sobre o Mastim está muito bem escrito, os meus parabéns.  Image
Paula

De Paulo Ribeiro a 15.07.2010 às 22:55


O Edgar é um cachorro lindo e bastante forte . Desejo que cresça muito saudável e feliz. Que será muito bem cuidado e muito amado , eu tenho a certeza .
Um abraço

De Amita a 17.07.2010 às 12:08


Olá Gonçalo
Grata pela tua visita e pelas palavras.
Felicito-te pelo excelente artigo sobre o mastim, o que me leva a justificar o motivo da minha demora em visitar-te. Tenho dois cães de grande porte: um rafeiro alentejano (belíssimo e muito inteligente) e uma montanha dos Pirenéus (tb linda). O rafeiro foi ao vet. no início desta semana e foi-lhe detectado vários tumores malignos. Fiquei sem acção para o que quer que fosse e o regresso à actividade está a ser complicado. Enfim, afeiçoamo-nos aos animais e não nos passa pela cabeça que eles tb têm um fim.
Desculpa o desabafo. Tudo de bom para ti e para os teus. Voltarei para te/vos ler.
Um bjinho e uma flor 

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Caetano veloso

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes






Contador

free counter