Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Fazer Plágio É Mostrar Ignorância

Terça-feira, 28.12.10

Às vezes fico triste com isto da internet . Por um lado é bom , promove a comunicação em tempo real , aproxima amigos , dá a oportunidade de conhecer gente diferente . Diz-se que a internet é um mal necessário , não concordo , a internet só é má , quando são más as pessoas que a utilizam . E cada vez mais a net é usada para mentir , para deturpar e até para o plágio . Andam pela net textos meus assinados com outros nomes e também já vi um texto que não é meu , assinado com o meu nome . Vejo em sites e blogues um monte de textos meus creditados a outros autores ou dados como sendo de autor desconhecido . Outras vezes vejo textos meus modificados , acrescentados , ou simplesmente truncados por frases que lhes roubam ou alteram o sentido . Tenho a certeza que este roubo desavergonhado na net por direitos autorais atingem também outros escritores , e que escrevendo diariamente não conseguem registar todos os textos . Geralmente é o leitor mais assíduo que reconhece o estilo do seu escritor favorito e o indica como autor , reconhecendo a fraude .

Não é um crime dos mais graves , mas não deixa de ser crime . Todos os escritores são de facto vitimas faceis desses plagiadores , e a internet promovendo e compactuando com o anonimato dos seus utilizadores , compactua com essa forma de crime .

Todos perdemos com isto , desde nós escritores , no meu caso não dependo da escrita para sobreviver, mas alguns escritores sim e é um crime vergonhoso ver o seu trabalho creditado em nomes de terceiros .

Assim como é crime acrescentar frases a um texto que o adultere , mesmo colocando o nome do autor inicial , porque isso destrói os pensamentos e a obra tal como foi criada .

Perdem os leitores , que lêem textos adulterados , muitas vezes já tão descaracterizados que carecem de toda a lógica ou sentido .

Nada tenho contra a net , uso-a como instrumento de trabalho e também de comunicação , mas gostava que as leis que protegem a propriedade intelectual fossem mais restritas e que os plagiadores tentassem ser produtivos e criassem eles as suas próprias obras .

Fazer plágio é passar a si mesmo um atestado de burrice .

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 10:23


4 comentários

De Anónimo a 28.12.2010 às 12:07


Que o amor pelo próximo seja a nossa meta absoluta e que a nossa longa jornada noa próximos 365 de 2011 seja repleta de otimismo,esperança e força de vontade e poder realizar!FELIZ 2011 amigo,vim deixar meus mais sinceros votos para vc e sua família.
 olha!li seu texto sobre plágios e concordo com vc!mesmo eu estando errada de nem sempre colocar a autoria nos textos que publico,sei que estou errada,este mesmo que publiquei como mensagem de final de ano não é de minha autoria,peguei no recanto das letras...achei tão lindo..e tinha tudo nele que gostária de disser,mas nunca saberia me expressar de tal forma.
concordo com vc!já vi amigas minhas sofrendo com este tipo de coisas,com pessoas que pegam textos,poemas e assinam como autoras,e até modificam né?
foi bom vc colocar este alerta aqui,pois pretendo me corrigir nisso,sí não colocarei a autoria de hoje em diante se eu desconhecer mesmo!
deixo aqui o meu apoio a vc e prometo em 2011 prestar atenção nisto!

Fica com Deus!que ele te abençoe!uma feliz passagem de ano!e FELIZ 2011!com muita PAZ!AMOR!´SAÚDE!

De Gonçalo de Assis a 28.12.2010 às 12:55


Como leitor desconhecido não identifico quem é , embora me pareça que é a minha amiga Sandrinha.
Agradeço e retribuo os votos de um ano feliz e agradeço a sua determinação em acabar com o plágio na net .
Se todos fizermos um pouquinho a coisa vai .
Um grande beijo

De Sandrinha a 28.12.2010 às 16:12

Como assim desconhecida?rsrs!nem percebi que não tinha me indentiquicado e nem precisa né?
Olha!lá!procurei o nome do texto da minha mensagem de final de ano e coloquei e fiz ainda uma homenagem a vc!acabei de fazer isto e vim aqui te disser e que bom que fiz isto assim pude voltar e ler o recadinho que vc deixou aqui para mim,caso contário eu nem veria,agradeço vui?
Farei minha parte!Beijinhos!tudo de bom, para vc!

De Sandrinha a 28.12.2010 às 16:16

Eheh!não gosto dessas coisas de não se indentificar não!nem notei quando te deixei o comentário,mas com certeza vc percebeu que seria eu pois deixei também um recadinho no mural né?pela minha malukice é que não foi!rsrs!
Feliz 2011!fica com Deus!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas