Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Feliz Dia Do Pai

Sábado, 19.03.11

Hoje é dia 19 de Março , dia do Pai . E para quem não sabe , hoje é também celebrado o dia de São José , padrasto de Jesus Cristo e em sua honra foi designado este dia , como sendo o dia de todos os pais . Apesar de José ser uma figura meio apagada ao longo de toda a bíblia e manuscritos , não havendo conhecimento nem da data do seu nascimento , nem o da sua morte , mas cerca do ano 1621 , o Papa Gregório XV , instituiu o dia 19 de Março como sendo o da sua morte e passou a ser celebrado este dia como o de São José e de todos os pais . Ser pai no entanto é uma tarefa complexa , que vai muito para além de procriar e de colocar no mundo um filho com o nosso código genético  e o nosso sangue circulando nas veias . Há coisas que um pai tem que saber e sentir para merecer ser chamado de pai . Um pai precisa ter valores morais para os poder ensinar e também precisa ter educação para a saber dar . Não se pode exigir de um filho aquilo que não se lhe deu ou ensinou . Um Pai tem que saber dar apoio e amor , mas também tem que saber em que momentos o deve ou não dar . O pai deve saber ser um amparo e uma certeza de porto seguro para os filhos , mas não deve viver por eles , nem evitar-lhes as suas próprias experiências , os filhos têm direito ao seu espaço , para aprenderem a lutar pelo que querem , para se integrarem de forma ética com os outros e para saberem ser dignamente independentes . Um pai para ser bom , não tem que dar aos filhos tudo o que pedem , até porque muitas vezes nem eles sabem exactamente o alcance negativo do que pediram . Um pai educa e educar é muitas vezes corrigir, mas nunca humilhar , porque um pai que humilha os filhos , vai acabar por fazer com que se perca o respeito mutuamente e vai fazer com que os filhos cresçam revoltados e façam o mesmo aos seus próprios filhos quando já forem pais . Um pai deverá dar aos filhos o exemplo de uma palavra firme , cumprindo tudo o que promete , seja uma prenda ou um castigo , para que os filhos cresçam cientes do valor de uma palavra empenhada. Um pai tem o dever de ensinar os filhos a enfrentar a vida , mas tem o dever de respeitar a sua forma de a viver . Se um pai tenta continuamente interpor-se entre o filho e os problemas , acabará criando um ser eternamente fraco e dependente . Um pai NUNCA deve MENTIR e muito MENOS INCITAR OS FILHOS A QUE O FAÇAM , porque isso vai deturpar nas crianças o valor da verdade e vai criar um hábito compulsivo de fuga para a mentira . E se o pai erra deve admitir , afinal pai é um ser humano comum que também erra , o valor está em o admitir e mostrar que soube aceitar o erro e aprendeu a não o cometer de novo . Um pai não tem que ser perfeito , tem apenas que ser sincero e verdadeiro .

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 15:50


1 comentário

De valquiria a 19.03.2011 às 21:39

Gonçalo você ama seus filhos incondicionalmente e sempre amará.Seus filhos sempre iram retribuir seu amor! O pai é o responsável por passar aos filhos todos os conceitos de ética, valores, autoconfiança, de viver a vida!FEliz Dia dos Pais querido!!!

Beijos com carinho!!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas