Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Tempo De Um Café

Quinta-feira, 29.09.11

 

Saio do escritório apressado para a pausa habitual de um café. Uns metros mais à frente , o café habitual e o obsequioso e sorridente empregado. Os cumprimentos habituais e o café de sempre . O Jornal de sempre vem acompanhado de mais um sorriso , abro-o distraído e leio os títulos apenas . Na minha pausa para o café não quero saber se o Primeiro Ministro colocou mais leis na rua ou se os impostos vão aumentar. Quero beber o meu café descansado e de repente sinto com insistência um olhar nas minhas costas . Volto-me e uma mulher olha-me com insistência e ao captar o meu olhar , sorri , sorrio de volta . Franze os olhos e diz que parece reconhecer-me , ignoro , pulo o assunto e sorrio desencorajadoramente . Sem se deixar intimidar pelo meu ar meio desencorajador , pergunta-me se fumo , se tenho um cigarro . Por acaso não tenho , peço ao empregado que tire um maço de cigarros para a senhora . Ela agradece a oferta ainda a sorrir , pergunta se pode tomar o seu café na minha mesa . Claro , pode sim . Ela traz o café para a minha mesa , sob o olhar atento do Garcia . Sorrio , perante o olhar observador dele e puxo uma cadeira para que se sente . Inicia uma conversa meio generalista , deixo de a ouvir , o meu olhar prende-se no seu cabelo crespo , fujo dali , o meu pensamento vagueia . De repente reparo que parou de falar e me olha atenta , deve esperar uma resposta que não sei dar . Sorrio, e digo que tenho que ir . Ela olha-me desconcertada como se esperasse um gesto que não sai , uma palavra que não digo . Levanto-me , ajudo-a a levantar-se , agradeço a companhia e inclino-me para lhe beijar o rosto . Sou envolvido por uma onda tépida de perfume que vem do seu pescoço , um odor agradável , beijo-a e volto-me para sair . Sinto a mão dela segurar-me o braço , olho e vejo que me estende um cartão com o seu numero de telefone . Entendo que deveria retribuir mas não sinto vontade , com um sorriso educado aceito e refiro lamentar , mas não tenho ali comigo cartões de visita . Sorri contrariada , mas diz-me que se eu ligar , registará o meu numero , sorrio afirmativamente e saio . Coloco no bolso o pequeno cartão que amarroto enquanto caminho . Chego ao meu escritório , empurro a porta de vidro e sinto o perfume agradável das funcionárias , o riso , o tom de voz modulado e educado , a musica ambiente calma e relaxante . Entro na minha sala , fecho a porta , jogo distraidamente para a trituradora de papeis , o cartão que retiro do bolso, amarrotado . Sento-me à secretaria e mergulho no meu mundo , na minha vida , na minha abençoada privacidade . O cartão continua ali , até que ligue a maquina , carrego no botão e penso que foi apenas mais uma pausa para um café .
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 15:03


4 comentários

De Paulo Ribeiro a 29.09.2011 às 19:13


Muitas vezes temos a necessidade de estar sós , de protegermos o nosso mundo da intromissão alheia . Isso acontece geralmente depois de épocas de grande stress , de perdas ou de desilusões , em que procuramos preservar o que temos e não estamos dispostos a mais decepções . Ou quando nos cansamos de estar sempre na crista da onda e tal como dizes no Sonhos , desejamos a bendita privacidade .
Gostei da tua crónica sincera , despida de grandes alardes .
Um grande abraço

De Rachel a 29.09.2011 às 19:26

for those who did not want me

De valquiria a 29.09.2011 às 20:22

Boa noite Gonçalo!!!Belo texto querido!!!A privacidade e a melhor coisa querido.Não deixe que nada atrapalhe sua privacidade com sua familia.O que aconteceu na pausa de um café pode acontecer novamente,mais não vale a pena.ESta correto com a atitude que tomou.
Beijos com carinho!!!

De Aninha a 29.09.2011 às 22:18


Boa noite amigo ! Queria lhe dar a “triste” notícia de que a minha conta do Google foi apagada,levando junto meu blog Aninha Todo Dia e Pensamentos da Aninha. Com isso,fiz um novo blog.. Pensando & Escrevendo ! Adoraria que conhece-o ! Ofereço á você o meu award e o meu link! Um beijo ;* Aninha
http://pensandotodo-dia.blogspot.com (http://pensandotodo-dia.blogspot.com)

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Caetano veloso

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes






Contador

free counter