Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Uma Questão de elegância

Sexta-feira, 27.04.12

Há uns anos atrás , num domingo de verão , em que displicentemente cuidava das minhas rosas , ligou para minha casa uma senhora muito aflita , que queria falar comigo . Mandei a empregada responder que não trabalho aos domingos , mas a senhora parecia de tal modo aflita , que excepcionalmente acedi recebê-la em minha casa . E enquanto a senhora não vinha , voltei ao meu jardim e às minhas roseiras . E claro que para cuidar das roseiras , eu não tomo especial cuidado com a roupa que vou vestir . Algum tempo depois , quando eu falava descontraidamente com o meu jardineiro e com o empregado que cuida dos cavalos , vejo atravessar o meu jardim , vinda da minha casa , uma senhora que obviamente tinha entrado pela porta da frente , impecavelmente vestida e penteada . Quando chegou perto de nós , ela inquiriu com alguma rudeza :- Algum de vocês pode dizer-me onde está o advogado?.

Olhei para ela , sorri, e respondi como habitualmente faço:- Boa tarde minha senhora , posso ajudar nalguma coisa?

Ao que a senhora já bastante irritada , respondeu :- Mas será que não percebe o que eu digo? Estou a procura do advogado , a empregada que me abriu a porta , disse-me para vir até ao jardim , que o encontraria aqui e não o vejo em lado nenhum .

Com uma enorme vontade de rir , olhei para a irritada senhora e respondi:- Boa tarde minha senhora , o advogado sou eu . Como vê já me encontrou , em que posso então ajudar?

Ela olhou para mim com os olhos muito abertos e atrapalhada disse:- Ah o advogado é o senhor . Queira desculpar , mas sujo de terra e com essa roupa , enfim...

Ao que respondi :- Desculpe mas é domingo , estou na minha casa , a tratar do meu jardim , não ia vestir um terno Armani , para tratar de roseiras . Mas segundo a minha empregada me disse , a senhora estava muito aflita para falar com um advogado e não me parece que para a ajudar eu tenha que estar vestido como um modelo .

A senhora já muito atrapalhada ainda tentou consertar : - Desculpe Doutor , é que efectivamente vestido assim , o senhor não me parecia advogado .

O meu jardineiro que tem pavio curto e estava irritado com a prepotência da senhora , voltou-se e disse:-Veja lá minha senhora , como é fácil ficarmos iludidos com as aparências . Quando eu vi a senhora dirigir-se para aqui tão bem vestida , tão bem penteada , com ar tão distinto , eu pensei que a senhora teria a educação e a correção de ser polida com todos aqui presentes .

A senhora nem respondeu , mas de facto fica provado que nem tudo que parece , é .

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 11:37


9 comentários

De Anónimo a 27.04.2012 às 13:23


Aqui está a prova que "as aparencias iludem"
Beijo com carinho e admiração
Teresa

De Adriana Novaes a 28.04.2012 às 12:41

Olá adorei seu blog te convido a conhecer o meu http://folhasdomeudiarioonline.blogspot.com.br/beijos!!

De Anónimo a 28.04.2012 às 13:27

Que lindo amigo, uma tremenda lição para a  nossa vida! beijos e Shalom
Ass: Simone butterfly

De Lindalva a 28.04.2012 às 13:49

Já conhecia este texto e sempre o leio por ter uma moral que merece ser seguida por todos... a tua adaptação foi muito boa querido Gonçalo... as pessoas se preocupam tanto com o frasco que esquecem que o que vale é a essência... Bom dia meu amigo que tenhas um final de semana de luz e paz junto aos teus.  Ah! amigo vais participar de alguma das brincadeiras do chatilhando?  Um beijo enorme no  e um afago na Maria

De Gonçalo de Assis a 28.04.2012 às 15:49


Boa tarde Lindalva . Esta situação não é uma adaptação , é um facto real que me aconteceu há anos . Não faço adaptações de textos , deixo aqui apenas as minhas experiências . Acontece que há muitos anos já , o escrevi para um blog do servidor TERRA , que há anos passava na net textos reais de onde se pudessem tirar ilações. E esse meu texto foi adoptado por imensos sites , uns que o colocaram como AD , outros que colocaram todo o tipo de autores , outros que o deturparam , usando a figura de médicos , engenheiros ... e por isso detesto o plágio na net . Por esse mesmo motivo , todos os textos do Sonhos já estão com registo e com a devida protecção autoral . Mas para trás , de há 20 anos para cá , tenho um património cultural que me usurparam por aqui . A ponto de eu colocar textos meus no meu blog e leitores virem acusar-me de plágio , porque os tinham lido num outro lado com outro nome de autor . Tenho textos meus que aparecem assinados como sendo de Arnaldo Jabor , alguns de Martha de Medeiros e não são estes escritores coitados , que são tão roubados quanto eu , que têm a culpa destes factos . A culpa é de quem coloca em blogs e sites textos que acham sem nome na net e que colocam os nomes de autores que acham que são , sem se importarem com os danos que isso causa .
Beijo com carinho

De Lindalva a 28.04.2012 às 16:35

Pois é querido amigo a falta de respeito do ser humano seja com a obra dos outros ou qualquer outra coisa é medonha... eu devia assinar alguns textos e imagens que faço e crio, mas deixo em branco, tenho que passar a assinar... E fico feliz em saber que eis o autor do texto... eu já coloquei ele umas duas vezes na minha Ilha, por gostar da moral da história, mas nunca identifiquei a autoria por que o encontrei em algures da net, a qual não recordo, apenas copiei e assinei (desconheço a autoria)... e a usurpação da autoria de textos teus e d'outros construtores de palavras é uma máxima net afora, uma afronta total e ainda "pensam" (coitados) que não serão descobertos... a net é um vasto mundo, mas "o mundo é uma província"... obrigada pela explicação eu amigo, fiquei mais rica hoje. Um enorme e doce beijo no teu coração poeta!

De valquiria a 28.04.2012 às 22:48

Boa noite Gonaçalo!!Seu texto,mostrou que não são os ricos que são arrogante.Essa arrogância não vem do dinheiro,mas da má educação das pessoas.Sim,querido as aparências enganam.Beijos com carinho!!!

De Lindalva a 29.04.2012 às 13:09

Bom dia amigo Gonçalo e doce Maria passando para desejar-lhes um domingo de luz e muita paz junto aos seus beijos em vossos corações!

De sandrinha a 30.04.2012 às 15:54


 


Oi amigo..vim sonhar um pouquinho contigo enquanto minha conexão deixa pois está péssima vou ver com o vizinho que me envia se é algo lá!está devagarinho e de vez enquanto cai...se eu tivesse dim dim colocava uma conexão só para mim...mais não tenho não...então tenho qu depender do vizinho que divide a dele com mais umas 8 pessoas!afff!mais mesmo com tantas dificuldades estou aqui e estou tentando levar meus blogs...


muitas amigas nem sabe que parte é isto também..meu pc e minha conexão que não  me ajuda!


Mais não vim aqui para lamentar e nem reclamar não...apenas quero que vc saiba que nem tudo que parece maravilha é!


Lindo e inteligente esse seu texto...e gostei da polemica aqui...realmente existem muitas pessoas que acabam modificando texto...adaptando...eu como já disse procuro sempre colocar a autoria...quando não acho pesquiso..as vezes acho o autor..outras vezes não...mais quando o texto é muito bom acabo colocando o A/D mesmo e não deixo de posta-lo.


As aparências enganam mesmo..tanto as aparências reais como a virtuais vui...


Mais vamos nessa né amigo?depois de tantas chuvas este final de semana...finalmente o solzinho apontando por aqui...mais muito friozinho...


Vim te desejar uma feliz semana e novo!rsrs!amanhã aqui no Brasil é feriado dia do trabalho...para mim sou contra este feriado acho que todos deveriam trabalhar neste dia também...afinal já tempos tantos feriados!nem sei se aí em Portugal também é!será?não sei...


Um abraço amigo!até mais!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas