Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Disparates Na Educação

Quinta-feira, 08.11.12

Sou adulto , nunca fui professor , excepto em raras ocasiões e não me sinto capaz de o ser .

Mas venho hoje falar no disparate que foi a criação das turmas de nível mais . As chamadas turmas Mais.  Se isso promove ou ajuda a aprendizagem , a minha resposta é não . O que se vai conseguir com isso é a descriminação das crianças e pelas crianças , e a sua rotulação , como se objectos fossem . Eu como adulto acho degradante , idiota e falho de valores , um conceito que separa crianças pela sua capacidade de aprendizagem . A minha sobrinha , que é uma criança bem formada , de cujo carácter me orgulho imenso , uma boa aluna, não excepcional , mas boa de facto , hoje foi avaliada para a integração numa dessas tais turmas . Por um mero ponto não entrou e fiquei a saber o drama que isso pode ser para uma criança . Acho que não é educativo promover a humilhação de alguém , no caso de uma criança , com mais valores éticos , do que algumas que transitam para essas turmas . Promover essas turmas , é fazer desabrochar nas crianças um espírito de competição doentio , egoísta e segregador. Ainda mais que esses níveis de conhecimento , nem são apoiados por níveis gerais de comportamento . A escola tem como função unificar as crianças , o conhecimento e não intensificar barreiras ou diferenças . A minha sobrinha tem uma condição social estruturada , uma família que a apoia e com um pequeno empurrão entra nessa turma mais . Mas e daí? Isso nunca me irá deixar feliz . Porque haverá centenas ou milhares de meninos , que nunca terão esse apoio e que vão sentir na pela a descriminação , num local onde deveriam sentir-se integrados . A criação dessas turmas cria expectativas tanto nas crianças , quanto nos seus professores . Há um estudo desenvolvido nos EUA que prova , que a expectativa dos professores tem um resultado evidente no desempenho dos alunos . Pior ainda , existe a probabilidade das crianças que não conseguem entrar nessa turma , começarem a acreditar que nunca serão capazes de lá chegar e quando se acredita muito numa coisa, ela acaba por acontecer . A pior coisa que pode acontecer é induzir uma criança a duvidar das suas próprias capacidades. Quando existem só turmas de alunos fracos , perde-se a oportunidade de os mais fracos aprenderem com os outros colegas . Os mais bem sucedidos em termos escolares , também ganham ajudando os mais fracos , pois aprendem valores como o companheirismo e a solidariedade.

Com a criação destas turmas todos perdem . Porque até os que entram e são considerados bons alunos , vão perder para outros que serão ainda melhores , e tudo isso será um motivo para desmotivar quem se julgava bom aluno e vê que não acompanha outros. Estas turmas são formadas tendo em conta apenas as notas de aprendizagem de um período sem levar em conta o progresso ou o esforço dos alunos .

Essas turmas vêm fazer desaparecer coisas mais importantes, como apoio ao estudo e formação cívica .

Essas turmas organizadas dessa forma , apenas favorecem a criação de divisões entre os alunos , em que o ensino é enfiado pela "goela" abaixo dos alunos das turmas mais , para o usarem apenas nos testes , como meros papagaios .

Porque essas turmas não promovem a integração social , e muito menos a formação plena das crianças, tornando-os uns "monstrinhos" com conhecimentos meramente acadêmicos , privando-os daquilo que torna um ser humano completo e bem formado , que é a capacidade de cooperação , e de interagir numa sociedade onde todos devem ter tratamento e oportunidade igual . Estas turmas estão a criar robots insensíveis , fazendo da próxima geração , uma massa de burros que sabem ler , mas não sabem entender a vida nem os seus valores principais .

Com sinceridade digo , que vou lamentar muito o dia em que a Inês entre nessa turma criada por alguém que de educação na verdade não entende nada.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 14:52


12 comentários

De Carlos Oliveira a 09.11.2012 às 10:40


É costume dizer que cada País tem a juventude que merece . Se ensinamos as crianças de tão pouca idade a segregar , não podemos contar ter uma geração de jovens adultos com valores humanos . Assusta-me a incapacidade dos educadores para ver esta realidade . E se os educadores acham normal segregar , é porque neste momento algo já está muito errado .
Eu Estou contigo Super Inês.
Abre teu coração e tua mente à vida na sua plenitude , nunca queiras ser apenas uma máquina para debitar um conhecimento não sentido .
Para conhecimento teórico tens teu PC .
Ele sabe tudo , acha tudo e não questiona .
Beijo do tio Carlos.
Abraço ao tio da Super Inês .
E à tia que está muito caladinha .
Beijo à Val ... Desta eu te ganhei ... Cheguei primeiro

De Maria Manuel Batista a 09.11.2012 às 15:10


A tia está muito caladinha à espera de uma foto prometida que teima em chegar...
Quanto ao assunto mencionado no texto do nosso Poeta, está bom de ver que tal solução adoptada nas nossas escolas não iria correr bem, e "ainda a procissão vai no adro", porque quando o ano lectivo chegar ao fim é que se poderão ver as consequências éticas de tal opção. Aproveito para agradecer os comentários feitos pelos meus amigos ao recorte de jornal que o Poeta postou, e informar que aquele textozinho foi escrito quando eu tinha uns quinze anos. O agradecimento justo e adequado, com muitos mimos e carinhos, fi-lo directamente ao Poeta, claro...
Deixo um beijo muito especial à minha sobrinha Inês que demonstra mais uma vez a sua valentia ao não pactuar com os disparates dos "grandes" que deviam ter mais juízo, e evitar mais sofrimento a quem ainda está a crescer e procura referencias e não as encontra.
Ao meu Poeta, deixo-lhe todo o meu amor e reconhecimento pela coragem para expôr, mais uma vez, o que anda menos bem neste país.

De Carlos Oliveira a 09.11.2012 às 17:25


Oh Alteza se a foto teima em chegar , é porque é muito bem mandada e vai todos os dias . Hihihi

De Maria Manuel Batista a 09.11.2012 às 18:01

Ora bem, teima em NÃO chegar. Onde anda essa foto, oh Druidinha?

De Carlos Oliveira a 09.11.2012 às 18:29

Em não chegar? Mas acima era em chegar . Alteza decida-se . Aquele pequeno transtorno de temperaturas , anda a baralhar a menina . Beijo

De Maria Manuel Batista a 09.11.2012 às 18:50

Oh Druidinha, o tempo que está gastando em criticar os termostatos alheios já me tinha enviado a dita foto. E tem outra coisa, eu não sou baralhada. Só não sou morena, enfim...

De Carlos Oliveira a 09.11.2012 às 18:57


O termóstato anda mesmo ruinzinho . Quanto à foto será entregue em tempo útil . Trato disso logo que o estudo sobre as causas da anomalia temperamental e de temperatura propriamente dita esteja terminado . Mas tenho a certeza absoluta que a minha primeira conclusão está certa .
Um beijo com muito carinho

De valquiria a 09.11.2012 às 23:50

Boa noite Carlos!!!Cheguei atrasadinha

De Paulo Ribeiro a 09.11.2012 às 11:14


Tenho pena que sejam as escolas a deixar de ensinar às nossas crianças valores tão importantes como a coesão social , a ajuda , o apoio , o companheirismo , tudo o que nos difere de alguns animais .
Porque animais há, como por exemplo os elefantes , onde a solidariedade é conhecida e praticada .
Lamento que seja o próprio estado a desenraizar valores humanos da geração que amanhã terá em mãos o destino deste País .
Isto só mostra que há muito se perdeu o rumo ...
Um forte abraço

De valquiria a 09.11.2012 às 23:46

Boa noite,Gonçalo!Estou aqui, a imaginar essa situação com alunos, sejam eles crianças ou adolescentes. Desanimador, não?Gonçalo,leva muitas vezes ao fracasso dos estudantes . Provoca sérias conseqüências. Ao acreditar que a criança é incapaz, o professor provoca nela uma adaptação às baixas expectativas. Feito isso, o aluno realmente não aprende. Para que todos tenham a mesma oportunidade de se desenvolver na escola, é essencial refletirem.Convencer-se de que todos são capazes de avançar. Assim, você não só combate o fracasso escolar mas evita que talentos sejam desperdiçados.
Carlos cheguei atrasadinha!Mais consegui fazer o meu comentario.Hoje,aqui foi ponto de encontro??
Qualquer dia faremos um Happy hour aqui.Gostou da minha sugestão Carlos???
Beijos com carinho!!!!

De Carlos Oliveira a 11.11.2012 às 11:04


Oi Val
Achei a sugestão sem duvida muito interessante.
Um beijo
E um beijo na Alteza com quem preciso falar .

De nadja a 16.11.2012 às 15:41


Oie amigo querido..vim correndo convidar vc..para meu niver é dia 20/11 mas a minha festa já tá bombandokkkkkkkkkkkk te espero em ...beijus e feliz fds!!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas