Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ética no Facebook

Sábado, 09.02.13

O Facebook é uma rede social e como tal deve obedecer a regras de etiqueta , como em qualquer espaço onde pessoas educadas têm que conviver . Uma coisa que acho profundamente deselegante é quando um usuário do Facebook coloca uma postagem ou uma imagem e depois clica "gosto" ou "curtir" naquilo que acabou de colocar . Ora se eu coloco algo meu no site é evidente que gosto , por isso é que estou a partilhar . Fica muito feio colocar em evidência aquilo que nós mesmos fizemos . Quando alguém deixa um comentário em algo que nós fizemos no facebook é de bom tom clicar "gosto" nesse mesmo comentário . É uma forma de retribuir a gentileza e a atenção que os amigos tiveram para connosco . É educado também, clicar "gosto" antes de partilhar uma imagem colocada por outra pessoa, é uma forma de agradecer uma imagem ou uma postagem com a qual concordamos . Quando alguém clica "curtir" numa imagem sua , ou numa postagem , significa apenas e só , que esse alguém gostou de facto e quis partilhar, não significa que essa pessoa esteja a fazer algum tipo de declaração ou esteja de certa forma "cantando" o usuário. O Facebook tem uma opção que se chama "cutucar" e "cutucar" alguém , significa apenas dizer:-"olá", "estou por aqui", "lembrei-me de ti", não significa correr atrás e muito menos é usado para chamar a atenção como mostrando interesse de outro tipo, que não seja o meramente social . Nunca dar a esse gesto , outro significado , porque não o tem . Nunca use fotos de perfil de ninguém sem antes pedir autorização . Você também não gostaria de ver as suas fotos pessoais espalhadas por ai , sem sua autorização . E não devemos dar na nossa vida tanta importância aquilo que se diz ou faz no Facebook . Afinal trata-se de um site social de entretenimento e não deve ter importância alguma na sua vida pessoal . Devemos também lembrar que cada página pessoal do Facebook é pertença do seu usuário , tendo este o direito de colocar no seu site o que quiser , desde a sua religião ,cor política , preferências sexuais ou pessoais , mas ainda assim com a ressalva de nunca usar essa liberdade para ofender ninguém . Em todo o lado cabe aquela velha máxima : " A nossa liberdade acaba , no ponto exacto em que começam os direitos das outras pessoas".

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 12:53


10 comentários

De SAndrinha a 09.02.2013 às 16:22


Rsrsrs!Okeyyy!voltei para ler!

Passei voando e so reguei as flores do mural.Realmente amigo vc tem razão...vim ler de novo o manual dos bons costumes quem sabe assim eu erre menos.
Antes de mais nada quero te disser com toda sinceridade que comento alguns erros como estes que vc apontou aqui.Por exemplo quando posto algo que gosto..interresante e ninguém curti...eu fico decepcionada...nossa!daí vou la e clico como se eu quissese disser a todos:vcs não curto  eu então...não sabia que isto seria chamar atenção a algo que nos mesmo postamos...mesmo porque não é minha intenção...tem gente que não curti..nem curtir..mesmo que goste né?
Eu ja sou diferente quando entro em uma pagina saio lendo e curtindo tudo...como faço com a sua por exemplo...é uma forma de atenção...afinal vc perdeu o seu precioso tempo escolhendo as postagens...eu gosto de curtir tudo mesmo...acho elegante!rsrs!
Quanto a compartilhar alguma postagem sem curtir antes...realmente eu as vezes me esqueço disto...vou prestar atenção afinal vc está certo nesta questão!

Quanto a usar fotos dos amigos de perfis..como eu faço ao fazer minhas montagens para agradar os amigos bem quanto a isto até hoje não tive nenhum problema e ninguém chegou em mim e me disse...a não ser uma unica amiga que não gosta de se expor...mais esta foi clarissima comigo e eu a respeito...antes de postar algum mimo mostro a ela epergunto se posso..quanto aos restantes dos amigos...todos ficam alegres..agradecem...recebo muitos pedidos de amigas  minhas me trazendo fotos de amigas para que eu possa fazer as montagens...isto para eles poderem presentear seus amigos..pessoas que nem conheço..e eu faço com prazer...
Bem ja que me fez esta colocação e ela me coube...pois não peço autorização nos mimos que faço...vou ficar atenta a isto e perguntar antes...se bem que sou cheia de querer fazer supresas...mais pode ter pessoas que não gostam né?mais nunca me disseram.

Mais ja que é assim quero saber se te imcomoda quando eu pego uma fotinha sua do seu perfil..faço uma montagem e oublico sem tua autorização...afinal pela sua posição social talvez te imcomode esta exposição!seje bem claro comigo neste sentido...pois nunca pensei por este lado.
se temos algo em comum é a autencidade!

Eu procuro usar minha pagina com liberdade..mais nunca ofendi e nem descrimei ninguém..pela posição social..religião..crenças e opções sexuais...alias entre meus amigos tenho uma salada mista...e respeito a todos!com igualdade..passa longe de mim preconceito.

Obrigado pelas dicas de curtir..quanto as fotos ficarei mais atenta...pedir autorização antes no caso...primeiramente quero que vc seja CLARO quanto as fotos que uso sua ou da Maria!melhor esclarecermo logo isto...pois senti que parte deste texto foi para mim..ou me coube!

Me responda!mais pega leve que sou muito sensivel...aceito a verdade..os puxões de orelhas sim..mais saiba usar as palavras..ja fui muito magoada por palavras!

Me diz amigo...vou procurar me corrigir se eu estiver errada!
Quanto aos seus outros pontos de vista concordo com tudo!

Um abraço!com carinho!

De Gonçalo de Assis a 10.02.2013 às 17:24


Boa tarde minha querida, vc gosta de frontalidade e eu também . Você diz que este texto lhe coube mas não é verdade .
Quando escrevi pensei num monte de usuários que deturpam o facebook , mas não em vc . As fotos de perfil , eu refiro quem tira e depois usa para escrever em cima , fazer gracinhas e publicar em blogs , sites e tudo o mais . Você pega minhas fotos de perfil , brinca e depois oferece em meu perfil . Isso não é falta de ética , é carinho . Eu gosto muito de seu jeito e no dia em que algo me ferir , eu lhe direi em privado . Não por aqui . Continue como vc é , porque quando se é sincero e se tem um coração amigo , a ética já lá está . Beijo com carinho

De valquiria a 09.02.2013 às 19:56

Boa noite Gonçalo!!!Estava lendo seu texto sobre a rede social facebook .Suas dicas de como agir na rede social facebook é simples e todos deveriam utilizar.Temos que pensar que as regras de boas maneiras aplicam-se em tudo,e ate no mundo virtual faz parte da vida de todos.Beijos com carinho!!!

De Gonçalo de Assis a 10.02.2013 às 17:19


Boa tarde minha querida , na verdade a etiqueta cabe em todo o lugar . Um beijo com carinho

De Sandrinha a 10.02.2013 às 19:12

...Tá bom amigo...com certeza quando tenho alguma duvida prefiro perguntar....e como lhes disse as suas colocações me coube...desta maneira que te coloquei...hoje até brinquei em um comentario em uma publicação que coloquei ontem e que ninguém curtiu...achei a frase muito verdadeira e a imagem linda também...e ninguém gostou!rsrs!pelo menos ninguém me disse isto atraves de um clique...antes eu mesma curtia e disse até:se ninguém curti eu curto!rsrs!mais hoje não curti...porque não é elegante fazer isto segundo vc...e eu quero ser elegante!rsrs!vui?obrigado pela dica!e curtir antes de compartilhar algo que peguei de alguém...ontem achei um preciosidade de video com frank Sinatra...daí eu avisei minha amiga!que tinha gostado e que estava levando!eheh!

E quantos as fotos com os carinhos que faço..é isto mesmo...é carinho nada para prejudicar ninguém...e até ja escrevi isto no meu mural uma vez se alguém não gostasse que me falasse diretamente...até hoje sem problemas como te disse;;;fico feliz então no que te diz respeito...pois fiquei com esta duvida na minha cabeça depois de ter interpretado o texto olhando para este lado...como ja me dissem;Sandrinha vc vê pena até em ovo!rsrs!
Mais é isto quando tenho alguma duvida prefiro ir diretamente até a pessoa e perguntar...como fiz aqui.

Obrigado pela gentileza de ter me respondido...e pelas dicas também...eu quero continuar sendo como eu sou...uma maluketinha...rsrs!mais elegante!e educada!rsrs!

Uma feliz semana!abraço com carinho!

De Sandrinha a 10.02.2013 às 19:19

PS:tem bailinho de carnaval no me blog...desencantei lá e postei...mais usando um texto que diz o que significa o carnaval para mim..significa alegria e tudo mais que tentei retratar naquele texto...as imagens preferi usar a dos antigos carnavais...fantasia que lembram carnavais em veneza!e o que eu penso realmente sobre o que é o carnaval no Brasil eu postei em um video hoje no face...tadinha da apresentadora so porque teve coragem de disser a verdade foi despedida!e aproveitando falei o que acho sobre a copa do mundo ser feita aqui no Brasil...o Bombeirinho me pediu calma!rsrs!aí Deus!prefiro levar assim falar de coisas serias brincando,,,,inté!

De Lindalva a 10.02.2013 às 22:52

Boa noite meu querido amigo Gonçalo, nem vou dizer saudade, porque mesmo estando ausente por cá não perdemos o contacto, apesar dos perengues do meu diaa dia fora da tela não deixo mesmo que en passant de cumprimentar e curtí-lo  Esta última passagem do meu coment diz respeito ao teu post, apenas um trocadilho. Não vou me alongar meu querido, nem fazer confrontos com opiniões dadas, já tenho caso pensado o que o FaceBook para mim significa e não é segredo, ele é apenas uma forma de falar com meus amigos além mares e até mares de aqui - de resto pouco ele diz para mim, mas inegável é o FB contagiou mesmo, tem gente que está lá e nem sabe porque, apenas quer dizer que é um facebookeiro Bom meu amigo, sem delongas, meu tempo anda curto e apareceu este período que chamamos de carnaval, onde posso respirar um tantinho e minha respiração nauta é blogueira... Se eu sumir já sabes, VOLTAREI  muitas e muitas para a Maria e um abraço arrochado (aqui dizemos assim) em tu.

De Lindalva a 10.02.2013 às 22:55

Esqueci sem esquecer, pois quando a página actualizou meus olhos se iluminaram... a nova imagem do cabeçalho está qualquer coisa de qualquer coisa, em suma: Linda! fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii 

De fdgdfggdf a 05.03.2013 às 04:28

De Maria Teresa a 13.06.2013 às 18:14

Preciso da sua permissão para postar na minha página o conteúdo sobre a ética no facebook.
Obrigada,
Maria Teresa Ker

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas