Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Para a minha sobrinha Inês

Domingo, 20.10.13

 

Certa vez um aluno chegou junto de um professor , com aquilo que julgava ser um grave problema . - Sabe professor - dizia ele - sinto-me tão pequenino e incapaz. Alguns professores dizem que não faço nada de jeito, que sou lento, fico triste e gostaria de saber como mudar isso . O que posso fazer para mostrar o meu conhecimento e o meu valor?

O professor , compreendendo o problema do aluno e a gravidade com que isso o afectava , sem o fitar respondeu : - Neste momento eu mesmo tenho um grave problema e preciso de o resolver , para depois poder ajudar-te também .

E olhando o aluno com muita seriedade acrescentou : - Se me ajudares a resolver o meu problema , talvez eu possa em seguida ajudar-te a resolver o teu .

O menino sem entender como poderia ajudar o professor , anuiu . Mas sentiu-se triste e mais uma vez sentiu que não merecia a atenção de ninguém .

Entretanto o professor tirou do pulso um relógio aparentemente banal que sempre usava e pediu : - Vai até à praça e entra no mercado Municipal, lá existem pessoas com bancas que vendem muitos produtos . Estará lá uma senhora que vende jóias falsas para senhoras e relógios para homens , vai até lá e tenta vender o meu relógio . Tenho que pagar uma divida e preciso de dinheiro com muita urgência . Quero que obtenhas por esse relógio a maior quantidade de dinheiro possível , mas nunca aceites menos de cem euros . Se alguém te perguntar alguma coisa , diz que eu mandei , se duvidarem , dá o meu numero e pede que me liguem . Vai e volta com o dinheiro o mais depressa possível .

O rapaz pegou no relógio e dirigiu-se ao mercado , mal lá chegou , reparou logo na banca que o professor tinha indicado . Ele dirigiu-se à senhora que vendia as joias de fantasia . Ela mostrou interesse no relógio , era bonito , mas quando o rapaz disse o dinheiro que queria , ela riu-se . Com um ar irónico disse: - Vai e diz ao teu professor que os cem euros que ele quer , comprariam três relógios iguais a este .

Bastante triste por não ter conseguido ajudar o professor , o jovem voltou ao colégio . Pelo caminho desejou sinceramente ter a quantia de dinheiro que o professor precisava , para assim o puder ajudar .

Mal chegou ao colégio , disse ao professor : - Tentei vender o relógio como o senhor mandou , mas foi impossível conseguir o dinheiro que o senhor quer . A senhora das jóias falsas , disse que o professor não vai conseguir enganar ninguém sobre o real valor desse relógio .

Sorrindo o professor respondeu : - É interessante o que acabaste de dizer , para avaliar alguma coisa é necessário saber apreciar o seu real valor . Vamos fazer o seguinte , vai até à relojoaria ali da esquina, afinal quem pode saber melhor o valor de um relógio , que um relojoeiro . Vai até lá e diz que quero vender o relógio e pergunta o valor dele . Não o vendas , apenas pergunta quanto pagaria por ele .

Triste e prevendo mais uma desilusão , o jovem dirigiu-se à relojoaria que o professor indicou . Quando lá chegou viu muitos relógios novinhos , brilhantes , com um ar tão mais imponente e valioso que o do seu professor e sentiu que o seu coração se apertava . Ainda assim , tal como o professor havia mandado , entregou o relógio para o relojoeiro avaliar.

O relojoeiro pegou no relógio , examinou-o muito atentamente , foi buscar uma lupa , tornou a examinar e por fim disse :- Diga ao seu professor que se ele precisa vender o relógio agora , eu posso dar-lhe sete mil e quinhentos euros , com o tempo eu poderia dar-lhe dez mil , mas se ele tem tanta pressa...

Feliz e emocionado o rapaz correu para o colégio para dar a boa nova ao seu professor .

O professor ouviu sorrindo o que o aluno lhe contou , calmamente voltou a colocar o relógio no pulso e disse : - Senta-te, temos que falar . Sabes , eu nunca quis vender este relógio , apenas quis mostrar-te a capacidade que as pessoas têm de apreciar o real valor das coisas e das pessoas. Só quem tem a capacidade de reconhecer o valor de algo , o sabe na verdade avaliar .

Fica aqui um recado para a minha sobrinha Inês , que muitas vezes também se queixa de avaliação de carácter , tanto pelos professores , como por alguns colegas .

Tu Inês és como aquele relógio , uma jóia valiosa e única , e tal como ele , só podes ser avaliada por especialistas. E especialista é aquele que possui igual valor ou tem uma capacidade real de avaliar quem o tem . Não é qualquer um que sabe avaliar o verdadeiro valor de uma alma ou de um coração . Essa capacidade não se adquire nem com graus académicos , nem com conhecimentos vastos , adquire-se possuindo uma alma pura . Todos os seres humanos de alma pura e bom coração , são como aquele relógio , jóias valiosas e únicas , mas infelizmente somos levados aos mercados da vida , onde os vendedores de jóias falsas são incapazes de reconhecer o nosso valor . Nunca pretendas que quem não tem valores te valorize e nunca duvides do teu valor por critérios de avaliação de quem jamais te poderá avaliar .

Beijo do tio Gonçalo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 10:41


3 comentários

De valquiria a 20.10.2013 às 21:35

Boa noite Gonçalo!!Belissimo texto,deu um exemplo bom para a Inês.Inês,não ha nobreza de alma se não tiver amor,pureza e sentimentos.Você Inês é jóia rara,bem preciosa.Beijos om carinho!

De Anónimo a 20.10.2013 às 22:08

Verdade :) A Inês é uma jóia rara e mt mt valiosa :) uma menina mt querida e mt especial
Beijinho fofinha xi <3

 
Teresa tia

De Sandrinha a 20.10.2013 às 22:15

Com certeza o maior valor de um ser humano está na ALMA e no CORAÇÃO...meu pai e minha mãe apesar das poucas condições e de uma vida muito difícil me ensinou isto desde muito pequena...nenhuma riqueza deste mundo me tira esta herança...os meus valores...o meu caráter...Tenho certeza que vc  a Inês é e será um ser humano de grande valor...se for como o tio Gonçalo com certeza...Deixo um abraço...

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Caetano veloso

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes






Contador

free counter