Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Genéricos, o preço real...

Sexta-feira, 24.10.14

 

 

 

remédios.jpg

Ultimamente fala-se bastante na comercialização dos medicamentos genéricos até como forma de ajudar o precário orçamento de idosos e de pessoas que auferem baixas rendas. Por estes motivos passou a ser um medicamento quase salvador. Mas o que a realidade esconde é que os laboratórios que produzem marca branca dão às farmácias enormes descontos e algumas vezes dão uma embalagem grátis a cada uma que a farmácia adquire.  Desde logo esta situação deixa dúvidas , porque pode até ser favorável à carteira dos doentes , mas é sem dúvida muito mais vantajoso para as farmácias.  O massacre com que doentes do País inteiro foram confrontados para aquisição de genéricos não visou o bem estar dos pacientes mas sim o lucro de quem vende esses mesmos medicamentos. O que me assusta é que em vez de fazerem campanha junto aos clínicos como é apanágio dos laboratórios comuns, os que produzem genéricos limitam a sua campanha junto das farmácias. Ora se fazer campanha junto dos médicos pressupõe que se fale das melhorias que esses medicamentos podem provocar, a conversa junto às farmácias , deve visar somente o lucro acrescido que vão obter. Já assisti várias vezes aos farmacêuticos a tentarem literalmente "empurrar" os genéricos aos clientes.  Corrupção nos laboratórios sempre existiu, eu mesmo tive conhecimento de "gratificações" dadas a médicos em troca da receita massiva de vários medicamentos. Agora o jogo inverte e são as farmácias que tentam vender massivamente genéricos. Ainda que eu saiba que é utópico não recordar que a venda de medicação é um negócio e apenas isso , ainda assim , em qualquer negócio deveriam existir regras éticas , ainda mais quando se trata da saúde e da vida de pessoas. O impacto desta corrida ao lucro tem consequências muito negativas, principalmente ao nível da saúde de idosos que se habituaram a reconhecer a medicação que tomam diariamente pela forma dos comprimidos e das embalagens, e esta mudança brusca pode ser grave. Mais uma vez é de lamentar que o lucro se coloque à frente da saúde de pessoas indefesas que confiam que os profissionais que os atendem fazem o mais correcto .

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 12:03


1 comentário

De valquiria a 28.10.2014 às 01:29

Boa Noite Gonçalo!!Sobre os remédios genéricos,adquirir confiança não é algo simples.Uns dizem que todos medicamentos genéticos tem componentes e a mesma eficácia dos originais.Concordo com os médicos que não receitem genéricos,não e por falta de informação sobre esta classe de medicamentos genéricos e sim que eles sabem que o efeito não será o mesmo.Mais infelismente o receituario dos medicos são trocados de receituário por medicamentos similares nos pontos de vendas(balconistas e farmacêuticos)Acho uma pratica ilegal troca de receituários.Saúde é importante e não devemos trocar o certo pelo incerto o caso os remédios.Gonçalo beijos com carinho!!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas