Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Há cada uma ...

Quarta-feira, 22.01.14


Cada vez vejo grassar mais ainda a falta de cultura que assola as nossas gentes . Mas se acaso se pensa que esse é um problema exclusivamente português , desenganem-se . Em tempos idos , quando as pessoas tinham orgulho em falar correctamente e em escrever de igual forma , não se assistia à pouca vergonha em que a mídia se transformou . Um dia destes , em que assistia distraído ao telejornal , ouço uma apresentadora dizer o seguinte: " Estão cerca de 3 pessoas...". Que eu saiba, usa-se esse termo , quando nos é impossível determinar o numero de pessoas presentes e se faz um calculo por estimativa. Mas se estavam três , então estavam três e nada mais havia a dizer . Num programa de televisão Brasileiro, ouvi uma outra informação que me surpreendeu , dizia a apresentadora , com ar muito entendido , que um individuo havia sido acusado por roubo e furto . Pensava eu na minha ignorância , que roubo e furto é a mesma coisa , mas segundo essa senhora são crimes diferentes . Num outro programa , este bem português , dizia um comentador, falando sobre o caso de um emigrante Português que foi assassinado no Reino Unido , que a vitima tinha sido atacada quando ainda estava viva . Eu gostava de saber , se existiria algum criminoso, que se dedicasse a atacar e a matar vitimas já mortas . Eu penso que se instalou uma mediania tão grande , uma incompetência tão grande , que já é normal o erro e a asneira . Vi em algumas escolas , trabalhos de alunos e professores , expostos nas paredes para que os visitantes pudessem ver , com tremendos erros de português . Tive a oportunidade de ler mails , tanto de professores , quanto de formadores da Formação profissional , carregados de erros . Pergunto a mim mesmo , de onde saiu esta fornada de professores, como podem eles preparar jovens ou adultos , se eles mesmo não estão preparados . Já ouvi da boca de professores, e de formadores , expressões como "puse-a", "traze-a"... Perante isto, sinto-me perplexo . Sinceramente não sei como algumas pessoas chegaram aos postos de trabalho onde se encontram . Tenho pena que cada vez mais se dê valor a partidarismos , a cunhas, a jogos de bastidores e os candidatos sejam escolhidos para cargos, por tudo,menos pela sua competência . 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 19:25


10 comentários

De Célia Lima a 23.01.2014 às 16:57

Oi Gonçalo, que prazer esta aqui mais uma vez nesse maravilhoso blog.
Seu texto é muito bom infelizmente é isso que esta acontecendo, principalmente com esses vícios de escreverem em bate papos onde abreviam e mudam as letras o sentido das coisa e acabam se acostumando com o erro e esquecendo como se escreve a palavra certa. Mas confesso a vc que no começo do texto eu ri tbm, porque parece piada alguém assassinar quem já passou dessa pra melhor.


Já estive em seu blog mais vezes depois da festa natalina da Lindalva, mas infelizmente não encontrei como o seguir acabei criando um e-mail no sapo e mesmo assim nada...acho que sou mais uma dessas que vc achou sem querer rsrs (burrinha).
Mas é isso amigo estamos mais uma vez nessa na ilha da Lindalva.


Bjsss 

De Sandrinha a 24.01.2014 às 11:24

Rsrsrs!pronto vou entrar comentando rindo...apesar da seriedade...também achei muito engraçado alguns trechos!Oh!Deus!estou rindo também porque esta semana uma amiga postou um Card que compartilhou de uma comunidade no face e segundo ela a colocação do "Por que "estava errada...ela tentou me passar a maneira correta...sinceramente nunca gostei do português!rsrs!quer disser de vcs eu gosto...para me expressar melhor da língua portuguesa que vive mudando e a gente tem que acompanhar...no caso dos porquês...não sei se mudou .Sempre fui péssima nesta matéria na escola..mais sempre procurei me esforçar...me lembro até de um ano que tive que aprender a conjugar todos os verbos...se não a professora de português não me passaria de ano...e passei.Eu sou a rainha de confundir tudo amigo...mais procuro aprender da maneira correta...leio muito por aqui na net...e pena que são compartilhados tantos textos errados...como fugi da escola a mais de 30 anos...vou reaprendendo com o que vejo...melhor mesmo é eu me atualizar...e procurar as informações da língua correta para não ficar dando gafe por aí né?ou não é?rsrs!e sobre os professores realmente hoje em dia existem muitos que não sabem nem para eles...Deixo um abraço...e prometo não mais fugir das aulas de português!
Nossa!falar nisto esqueci de novo as colocações:Porque?Por Que...Por Quê.Affffff!!!rsrs!Até a próxima aula!

De sonia a 01.02.2014 às 19:00

Oi, Gonçalo! A tua indignação é mais do que justa, compartilho dela.
Estás participando da festa no blog da Lindalva, não? Estou lá também, vamos interagir como é o propósito das comemorações.
Abraço!
Sonia

De Lindalva a 01.02.2014 às 20:13

Pois é meu amigo Gonçalo, não somos "DONOS DA VERDADE ABSOLUTA", nem tão pouco CORREGEDORES ", mas no nosso parco conhecimento também me enriça as sobrancelhas e arregala os olhos, não só no que não são empurrados ouvidos a dentro seja em que sítio for, mas vê que o que nos resta é comentar... A CARAVANA PASSA!!!


Amigo! chegou o grande dia – HOJE COMEÇAMOS
A VOTAÇÃO DO TOP BLOGUEIRO 2014 e você GONÇALO  faz parte desta festa, então

vamos agitar a blogosfera – esta é uma mensagem spam kkkkkkkkkkkkk, mas tenho
tantas casinhas a visitar, tu entendes né? Um enorme e reluzente beijo no teu
coração -
  http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/ (http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/)


NOTA DE ESCLARECIMENTO:  o voto será aberto, mas o mural decidi por
restrito porque mesmo antes de se encerrarem as inscrições um pá de blogueiros
foram votando sem nem ao menos lê as regras da brincadeira, é isso que temos
que acabar, as pessoas têm que entrar em nossas casas e vê realmente as
disposições do móveis. Eu, como sei que tu, QUEREMOS QUALIDADE E NÃO
QUANTIDADE...

De POETA CIGANO a 02.02.2014 às 13:02

Caro amigo poeta Gonçalo  !!!!!!

 

Passando por aqui para deixar o meu

Abraço e carinho e, ao mesmo tempo,

Deleitar-me com a beleza de seu Blogue

 E conteúdos, como também, desejar-lhe

Um lindo Domingo e maravilhoso final

De semana. Que haja muita Paz, Luz,

 Amor e felicidade em seu coração!

Também faço parte do TOP-

BLOGUEIRO, da querida amiga

Lindalva.

Beijos de luz !!!!!!!!

 

POETA CIGANO – 02/02/2014

http://carlosrimolo.blogspot.com (http://carlosrimolo.blogspot.com/)

“Poesias do Poeta Cigano”

De Roselia Bezerra a 02.02.2014 às 16:10


Olá, Gonçalo

Fico impressionada também e fico de olho se não cometo tais disparatess... rs..

É uma alegria interagir com todos na blogosfera... 

Outra alegria é estar aqui visitando os blogs participantes...

O que conta é a interação entre amigos independente do resultado...

Sejamos abençoados e felizes! 

Tenhamos dias felizes com o blog!!!

Abraços fraternos de paz e bem

De Moon Girl a 02.02.2014 às 17:03

Boa tarde Gonçalo! Gostei do seu blog. Eu também faço parte do Top Blogueiro da amiga Lindalva. Vamos todos participar nesta grande interação blogueira. Beijinhos

De nadjinha a 02.02.2014 às 21:51


Oie doladinho..saudades..puts nem me fale em erros de português escrevo com muitas gírias kkk erro de mais kkkkkkk;..e queridinho estamos juntos no top  da miguxa Lin...e já começou a votação do top blogueirinhos 2014...da amiguxa Lindalva..vai lá votar ..beijus feliz domingo!!
http://anos-da-ilha.blogspot.com.br/

De Marilene a 03.02.2014 às 21:00

Olá Gonçalo, boa noite!
Belo texto! Eu mesma já  fiz muitas vezes essa pergunta, onde vai dar tudo isso? Que ensino precário é esse do nosso pais? Que futuro terão os jovens que se formam e mal sabem ler e escrever correto? Como poderão exercer uma profissão, sem credibilidade no que se formou...Difícil não é mesmo?
Gosto muito de ler e adorei estar aqui e ler algumas de suas escritas.Parabéns!
E vamos nós, interagir e participar com alegria da linda festa da amiga, Lindalva.
Também faço parte do Top Blogueiro lá na Ilha com muito prazer.
Boa sorte pra nós e para todos que participam.
Abraços e desejos de uma abençoada semana pra você.
Marilene

><a href=http://marilene-folhasfloresesutilezas.blo (http://marilene-folhasfloresesutilezas.blogspot.com.br/)gspot.com.br/ (http://marilene-folhasfloresesutilezas.blogspot.com.br/)>Marilene folhas flores e sutilezas</a></



De valquiria a 06.02.2014 às 14:16

Boa tarde Gonçalo!!!Otimo texto querido!O melhor jeito de aprender português não é decorando regras de gramática e sim lendo, lendo muito, de preferência desde a infância. Com a leitura constante o jeito correto de escrever flui naturalmente. É triste perceber que o conhecimento da nossa própria língua está sendo deixado de lado, como matéria sem importância.
Beijos com carinho!!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Deus Cuida de Mim

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes





Quem Nos Visita



Contador

contador de visitas