Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ignorância

Segunda-feira, 09.06.14


Hoje deparo-me com alunos já de anos avançados nos estudos e que dão erros de gramática terríveis . Nada de estranhar , num País onde os professores destas novas licenciaturas , dão eles , erros de palmatória . Pobre de um País que aos poucos perde a sua identidade , abafada por costumes importados e por um acordo ortográfico que ainda ninguém entendeu , mas que encobre as maiores asneiradas . Um dia destes passei por dois alunos do secundário que iam muito animados a falar na rua e de repente ouço da boca de um deles , esta pérola de bom português , " A gente sabemos" . Senti os dentes ranger de raiva e pensei quem foram os professores que deixaram um analfabeto daqueles , chegar ao secundário . Comentei com quem estava comigo e foi-me dito , com ar divertido que os pobres dos moços não deviam ler muito , eu acho que tudo o que leram na vida foi a o rotulo do frasquinho do gel . Mas as desgraças não se ficam por aqui.  Um dia destes tive o "prazer" de ler um texto de um aluno do 6º ano , que dizia o seguinte : - Não gosto muito de andar de avião , porque tenho medo . Um dia fui fazer uma viagem com o meu tio e tive muito medo , o pior é quando o avião (degola) e depois quanto (aterroriza) . Mas as desgraças de uma língua que já foi mãe de tantas culturas não se ficam por aqui . Herdamos da nossa mania de pacóvios deslumbrados , uma apetência para tentar falar Inglês . Não por trabalho ou por necessidade , mas sim , porque falar Inglês deve dar status a essas cabecinhas ocas . Então tive uma conversa com uma senhora que me disse que adora a casa nova  , entre outras coisas , porque tem " sistema de esquecimento " e tem uma "playboy" para as crianças brincarem . Um povo que nem a sua língua fala , ascende à idiotice suprema de se aventurar por outros sons e idiomas . Um aluno um dia disse-me que não gosta de Português , porque é uma coisa chata ... E assim se cria uma geração de analfabetos que não sabem pronunciar correctamente a sua língua mãe e que são por isso incapazes de entender e compreender qualquer texto escrito . A incapacidade de interpretar o que se lê , é igual ao ser analfabeto . 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 09:46


1 comentário

De valquiria a 10.06.2014 às 00:08

Boa noite Gonçalo As escolas deveriam passar isso aos alunos, ensinar o porquê de se falar corretamente.
A língua nativa de qualquer ser humano deve ser dominada da melhor maneira possível, pois ela é o nosso maior veículo de comunicação. A nossa língua portuguesa é uma língua riquíssima, é portanto um privilégio usá-la corretamente.Também é preciso ressaltar que falar o português correto, não quer dizer falar o tempo todo na norma culta da língua, de forma alguma. Falar corretamente é expressar-se com clareza, preocupando-se com as concordâncias nominais e verbais e saber falar em qualquer lugar com qualquer pessoa.
Aqui fica a pergunta.Se não usarmos corretamente a nossa língua, vamos usar qual?
Beijos com carinho!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  


Caetano veloso

(Para escutar clic no video)

NAO2c.jpg

Proibida a cópia e ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. Estas proibições aplicam-se também às características da obra e à sua edição. A violação dos direitos autorais é punível como crime, com pena de prisão e multa, além da possibilidade de busca e apreensão dos exemplares reproduzidos e apetrechos utilizados na reprodução.

Curriculum Vitae do Autor do Blog

Licenciado em Direito pela Universidade de Yale
Pós-graduação em Direito Criminal
Doutoramento em Medicina Forense

Estudos de História de Arte

Estudos de RPG aplicados ao ensino de técnicas teatrais

Escritor de Poesias e textos de reflexão

Com vários artigos de opinião publicados em revistas

Autor de alguns estudos de Mitologia

Membro da Maçonaria

Membro das Ordens Inglesas de Aperfeiçoamento Maçônico.

Cavaleiro Templário, membro do Preceptório Madras

Membro Honorário do Priorado

Iniciado em estudos sobre a Magia Celta em Stonehenge no ano de 1990

Membro da Antiga e Mística Ordem Rosacruz

Membro da Ordem Martinista

Membro do Colégio dos Magos

Conhecedor de, Kabbalah, Astrologia e Numerologia, formado pelas escolas mais tradicionais do ocidente.

Faixa-Preta (10º grau) de Kung Fu

Praticante de Karate

Praticante de capoeira

Professor de Chi-Kung Técnicas de kung Fu

Deu cursos e participou em projectos urbanísticos usando conhecimentos de Feng-Shui

Gestor de empresa


Mural do Sonhos



comentários recentes






Contador

free counter