Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Lenda Adaptada

Domingo, 31.05.09

Era uma vez uma formiga muito trabalhadora, debaixo de um sol escaldante de verão, construiu a sua toca e acumulou suprimentos para o longo Inverno que se aproximava. Por perto o gafanhoto viu aquilo e pensou: - Que idiota! E passou o verão às gargalhadas, cantando e dançando.
Com o chegar do Inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona à porta da toca da formiga, convocou a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações: Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome? Compareceram todos os órgãos da comunicação social à entrevista, RTP, SIC, TVI, Diário de Noticias, Correio da Manhã, Independente, Público, Rádio Renascença, TFS e outros, tiraram muitas fotos do gafanhoto trémulo de frio e com sinais evidentes de desnutrição.
As imagens dramáticas na televisão mostraram as deploráveis condições do gafanhoto, sentado num banquinho debaixo de uma barraca de plástico preto, depois, depois mostraram a formiga na sua confortável toca, onde estava uma mesa farta e variada. Um programa de TV apresentou durante 15 minutos o tema, mostrando o gafanhoto cambaleante. O povo português estava perplexo e chocado com o contraste. A BBC de Londres manda a Portugal uma equipa especial para fazer uma reportagem para ser distribuída para toda a Europa. A CBS nos Estados Unidos interrompe uma entrevista colectiva sobre a crise Mundial , para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos portugueses.
A notícia recebe apoio imediato de Francisco Louçã, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo de José Sócrates, e cria uma Emenda Constitucional que aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promover a integração social dos gafanhotos.
A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições em que fora multada assim como os respectivos retroactivos, pede falência.
As Finanças instauram de imediato uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas. O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais suspeitando de que as formigas tenham desviado recursos do FF5 (folhas frescanº 5 de Banco de Portugal) e suspeitas de lavar folhas.
O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa. A formiga pede ajuda às autoridades policiais, mas é informada que não existem efectivos para atender a ocorrências desta natureza e que por orientação do Secretário de Segurança, que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não podem fazer nada. A formiga recorre à justiça na esperança de obter a reintegração da toca, mas é negado, o juiz invocou um novo ramo do direito, "O ECONÓMICO" e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca.
O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto. O Ministério da Justiça examinando folhas do Jornal Última Hora, descobre que o gafanhoto no passado esteve preso, por promover algumas greves, assaltos e sequestros (que pode encaixar em crimes políticos), conseguindo a sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito a indemnização governamental e pensão vitalícia, é imediatamente encaminhado o caso para o escritório do brilhante deputado Marques Mendes, em Lisboa, para entrar com um pedido de indemnização milionária (claro que ele ficará com 40%, mas isso já é outra história, a do Lobo e da Raposa) que o Estado Português (quer dizer , nós) teremos que pagar.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 07:37


2 comentários

De Teresa Augusto Shanor a 01.06.2009 às 03:02

Querido amigo Gonçalo!!

Brilhante a adaptação que fizeste nesta história. E só não digo que a história é bonita, porque o assunto é bem feio mesmo. Triste realidade, mas não é só a realidade de vocês, porque esta história corre o mundo, só muda o endereço e os personagens.

Uma óptima semana para si e aos seus.
Beijos carinhosos no seu lindo coração.

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes