Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ética no Facebook

Sábado, 09.02.13

O Facebook é uma rede social e como tal deve obedecer a regras de etiqueta , como em qualquer espaço onde pessoas educadas têm que conviver . Uma coisa que acho profundamente deselegante é quando um usuário do Facebook coloca uma postagem ou uma imagem e depois clica "gosto" ou "curtir" naquilo que acabou de colocar . Ora se eu coloco algo meu no site é evidente que gosto , por isso é que estou a partilhar . Fica muito feio colocar em evidência aquilo que nós mesmos fizemos . Quando alguém deixa um comentário em algo que nós fizemos no facebook é de bom tom clicar "gosto" nesse mesmo comentário . É uma forma de retribuir a gentileza e a atenção que os amigos tiveram para connosco . É educado também, clicar "gosto" antes de partilhar uma imagem colocada por outra pessoa, é uma forma de agradecer uma imagem ou uma postagem com a qual concordamos . Quando alguém clica "curtir" numa imagem sua , ou numa postagem , significa apenas e só , que esse alguém gostou de facto e quis partilhar, não significa que essa pessoa esteja a fazer algum tipo de declaração ou esteja de certa forma "cantando" o usuário. O Facebook tem uma opção que se chama "cutucar" e "cutucar" alguém , significa apenas dizer:-"olá", "estou por aqui", "lembrei-me de ti", não significa correr atrás e muito menos é usado para chamar a atenção como mostrando interesse de outro tipo, que não seja o meramente social . Nunca dar a esse gesto , outro significado , porque não o tem . Nunca use fotos de perfil de ninguém sem antes pedir autorização . Você também não gostaria de ver as suas fotos pessoais espalhadas por ai , sem sua autorização . E não devemos dar na nossa vida tanta importância aquilo que se diz ou faz no Facebook . Afinal trata-se de um site social de entretenimento e não deve ter importância alguma na sua vida pessoal . Devemos também lembrar que cada página pessoal do Facebook é pertença do seu usuário , tendo este o direito de colocar no seu site o que quiser , desde a sua religião ,cor política , preferências sexuais ou pessoais , mas ainda assim com a ressalva de nunca usar essa liberdade para ofender ninguém . Em todo o lado cabe aquela velha máxima : " A nossa liberdade acaba , no ponto exacto em que começam os direitos das outras pessoas".

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 12:53


2 comentários

De Sandrinha a 10.02.2013 às 19:19

PS:tem bailinho de carnaval no me blog...desencantei lá e postei...mais usando um texto que diz o que significa o carnaval para mim..significa alegria e tudo mais que tentei retratar naquele texto...as imagens preferi usar a dos antigos carnavais...fantasia que lembram carnavais em veneza!e o que eu penso realmente sobre o que é o carnaval no Brasil eu postei em um video hoje no face...tadinha da apresentadora so porque teve coragem de disser a verdade foi despedida!e aproveitando falei o que acho sobre a copa do mundo ser feita aqui no Brasil...o Bombeirinho me pediu calma!rsrs!aí Deus!prefiro levar assim falar de coisas serias brincando,,,,inté!

De Lindalva a 10.02.2013 às 22:52

Boa noite meu querido amigo Gonçalo, nem vou dizer saudade, porque mesmo estando ausente por cá não perdemos o contacto, apesar dos perengues do meu diaa dia fora da tela não deixo mesmo que en passant de cumprimentar e curtí-lo Image Esta última passagem do meu coment diz respeito ao teu post, apenas um trocadilho. Não vou me alongar meu querido, nem fazer confrontos com opiniões dadas, já tenho caso pensado o que o FaceBook para mim significa e não é segredo, ele é apenas uma forma de falar com meus amigos além mares e até mares de aqui - de resto pouco ele diz para mim, mas inegável é o FB contagiou mesmo, tem gente que está lá e nem sabe porque, apenas quer dizer que é um facebookeiro ImageBom meu amigo, sem delongas, meu tempo anda curto e apareceu este período que chamamos de carnaval, onde posso respirar um tantinho e minha respiração nauta é blogueira... Se eu sumir já sabes, VOLTAREI Image muitas e muitas ImageImagepara a Maria e um abraço arrochado (aqui dizemos assim) em tu.

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes



subscrever feeds