Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ética no Facebook

Sábado, 09.02.13

O Facebook é uma rede social e como tal deve obedecer a regras de etiqueta , como em qualquer espaço onde pessoas educadas têm que conviver . Uma coisa que acho profundamente deselegante é quando um usuário do Facebook coloca uma postagem ou uma imagem e depois clica "gosto" ou "curtir" naquilo que acabou de colocar . Ora se eu coloco algo meu no site é evidente que gosto , por isso é que estou a partilhar . Fica muito feio colocar em evidência aquilo que nós mesmos fizemos . Quando alguém deixa um comentário em algo que nós fizemos no facebook é de bom tom clicar "gosto" nesse mesmo comentário . É uma forma de retribuir a gentileza e a atenção que os amigos tiveram para connosco . É educado também, clicar "gosto" antes de partilhar uma imagem colocada por outra pessoa, é uma forma de agradecer uma imagem ou uma postagem com a qual concordamos . Quando alguém clica "curtir" numa imagem sua , ou numa postagem , significa apenas e só , que esse alguém gostou de facto e quis partilhar, não significa que essa pessoa esteja a fazer algum tipo de declaração ou esteja de certa forma "cantando" o usuário. O Facebook tem uma opção que se chama "cutucar" e "cutucar" alguém , significa apenas dizer:-"olá", "estou por aqui", "lembrei-me de ti", não significa correr atrás e muito menos é usado para chamar a atenção como mostrando interesse de outro tipo, que não seja o meramente social . Nunca dar a esse gesto , outro significado , porque não o tem . Nunca use fotos de perfil de ninguém sem antes pedir autorização . Você também não gostaria de ver as suas fotos pessoais espalhadas por ai , sem sua autorização . E não devemos dar na nossa vida tanta importância aquilo que se diz ou faz no Facebook . Afinal trata-se de um site social de entretenimento e não deve ter importância alguma na sua vida pessoal . Devemos também lembrar que cada página pessoal do Facebook é pertença do seu usuário , tendo este o direito de colocar no seu site o que quiser , desde a sua religião ,cor política , preferências sexuais ou pessoais , mas ainda assim com a ressalva de nunca usar essa liberdade para ofender ninguém . Em todo o lado cabe aquela velha máxima : " A nossa liberdade acaba , no ponto exacto em que começam os direitos das outras pessoas".

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 12:53


10 comentários

De SAndrinha a 09.02.2013 às 16:22


Rsrsrs!Okeyyy!voltei para ler!

Passei voando e so reguei as flores do mural.Realmente amigo vc tem razão...vim ler de novo o manual dos bons costumes quem sabe assim eu erre menos.
Antes de mais nada quero te disser com toda sinceridade que comento alguns erros como estes que vc apontou aqui.Por exemplo quando posto algo que gosto..interresante e ninguém curti...eu fico decepcionada...nossa!daí vou la e clico como se eu quissese disser a todos:vcs não curto  eu então...não sabia que isto seria chamar atenção a algo que nos mesmo postamos...mesmo porque não é minha intenção...tem gente que não curti..nem curtir..mesmo que goste né?
Eu ja sou diferente quando entro em uma pagina saio lendo e curtindo tudo...como faço com a sua por exemplo...é uma forma de atenção...afinal vc perdeu o seu precioso tempo escolhendo as postagens...eu gosto de curtir tudo mesmo...acho elegante!rsrs!
Quanto a compartilhar alguma postagem sem curtir antes...realmente eu as vezes me esqueço disto...vou prestar atenção afinal vc está certo nesta questão!

Quanto a usar fotos dos amigos de perfis..como eu faço ao fazer minhas montagens para agradar os amigos bem quanto a isto até hoje não tive nenhum problema e ninguém chegou em mim e me disse...a não ser uma unica amiga que não gosta de se expor...mais esta foi clarissima comigo e eu a respeito...antes de postar algum mimo mostro a ela epergunto se posso..quanto aos restantes dos amigos...todos ficam alegres..agradecem...recebo muitos pedidos de amigas  minhas me trazendo fotos de amigas para que eu possa fazer as montagens...isto para eles poderem presentear seus amigos..pessoas que nem conheço..e eu faço com prazer...
Bem ja que me fez esta colocação e ela me coube...pois não peço autorização nos mimos que faço...vou ficar atenta a isto e perguntar antes...se bem que sou cheia de querer fazer supresas...mais pode ter pessoas que não gostam né?mais nunca me disseram.

Mais ja que é assim quero saber se te imcomoda quando eu pego uma fotinha sua do seu perfil..faço uma montagem e oublico sem tua autorização...afinal pela sua posição social talvez te imcomode esta exposição!seje bem claro comigo neste sentido...pois nunca pensei por este lado.
se temos algo em comum é a autencidade!

Eu procuro usar minha pagina com liberdade..mais nunca ofendi e nem descrimei ninguém..pela posição social..religião..crenças e opções sexuais...alias entre meus amigos tenho uma salada mista...e respeito a todos!com igualdade..passa longe de mim preconceito.

Obrigado pelas dicas de curtir..quanto as fotos ficarei mais atenta...pedir autorização antes no caso...primeiramente quero que vc seja CLARO quanto as fotos que uso sua ou da Maria!melhor esclarecermo logo isto...pois senti que parte deste texto foi para mim..ou me coube!

Me responda!mais pega leve que sou muito sensivel...aceito a verdade..os puxões de orelhas sim..mais saiba usar as palavras..ja fui muito magoada por palavras!

Me diz amigo...vou procurar me corrigir se eu estiver errada!
Quanto aos seus outros pontos de vista concordo com tudo!

Um abraço!com carinho!

De Gonçalo de Assis a 10.02.2013 às 17:24


Boa tarde minha querida, vc gosta de frontalidade e eu também . Você diz que este texto lhe coube mas não é verdade .
Quando escrevi pensei num monte de usuários que deturpam o facebook , mas não em vc . As fotos de perfil , eu refiro quem tira e depois usa para escrever em cima , fazer gracinhas e publicar em blogs , sites e tudo o mais . Você pega minhas fotos de perfil , brinca e depois oferece em meu perfil . Isso não é falta de ética , é carinho . Eu gosto muito de seu jeito e no dia em que algo me ferir , eu lhe direi em privado . Não por aqui . Continue como vc é , porque quando se é sincero e se tem um coração amigo , a ética já lá está . Beijo com carinho

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes