Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Pensando Bem ...

Quarta-feira, 07.08.13

Voltando aos textos introspectivos  , devo dizer que muita gente vive errada pelo óbvio . Isto porque é comum quando nos deparamos com uma situação , termos como certo o que é mais visível , portanto mais ... óbvio .  O que faz com que se erre tanto , é a nossa incapacidade de perceber que quase sempre o óbvio , aquilo que nos parece preto no branco , está afinal errado . E que o óbvio quase nunca o é . O mesmo se passa com as nossas certezas absolutas . Perante uma situação complicada, adquirimos as nossas próprias certezas e verdades , mas a verdade nunca é básica , nem linear . A verdade tem  várias facetas, depende do ângulo pelo qual as observamos . E o que pode parecer absolutamente verdade para uns , não o é , certamente para os outros . Dai o perigo de dar conselhos , porque aquilo que achamos o caminho mais verdadeiro , pode ser apenas mera ilusão de óptica da nossa parte . O mesmo também se aplica à nossa rápida capacidade de acusar e julgar , com base claro , nas nossas verdades . Só que as nossas verdades , podem ser manipuladas pelas nossas emoções , então o mais acertado é parar e ver de todos os ângulos antes de sair acusando . Aquilo que achamos ser inatacável , imutável , quase sempre muda e isto porque a nossa noção de intemporal é muito pequena . Por isso o que julgamos eterno , muitas vezes não chega a amanhã, porque a nossa capacidade de compreender a eternidade é tão limitada quão básica é a nossa alma . Uma caracteristica de se ser humano é a nossa incapacidade de ser imparcial, porque nos regemos pelos nossos sentimentos . E pior que isso , isentos da capacidade de nos afastarmos das nossas emoções básicas , não compreendemos aquilo a que se resume a nossa estada aqui , a transitoriedade da vida.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 12:10


2 comentários

De valquiria a 10.08.2013 às 02:30

Boa noite Gonçalo!!!!Estou aqui a pensar em seu texto!!!Errar é humano!Ainda assim;a maioria das pssoas passa a vida presumindo.Insistindo que esta certa sobre tudo.Se errar é humano,porque reagiamos aos nossos erros com surpresas,negação,atitude,defensiva e vergonha.Enfim;talves as pessoas acham tão gratificante estarem certos que não aceitam estarem errados.
Beijos com carinh!!!

De Sandrinha a 23.08.2013 às 17:33

Perdi este texto que pena...quer disser estou lendo agora com um pouco de atraso...vc colocou as palavras certas..é exatamente assim que se passa...quantas vezes...erramos sendo movidos por um momento de emoção...de impulso...quantas vezes eu errei...sem querer..sem premeditar..é tão do ser humano isto...mais se tem uma coisa que acho linda em mim...apesar desde ser imperfeito que muitos me acham..é capacidade de enxergar meus próprios erros...admiti-los...pedir perdão caso eu sinta que a pessoa foi prejudicada...cada um nos ver como quer...e em muitas vezes nem conselhos alheios aceitam...eu hoje graças a Deus!me sinto muito evoluida nesta parte...não gosto e procuro não julgar ninguém...cada um tem sua história...cada um sabe o que se passa no seu interior..e muitas vezes nem sabem...estão a procura de descobrir...sei lá...PENSANDO BEM...não sei!rsrs!adorei..um texto mais para se refletir do que para mim ficar tentando  explicar como me sinto em relação a isto...um abraço amigo...

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes