Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Perde-se e Ganha-se .

Quinta-feira, 24.10.13

 

Há dias em que se perde ou se ganha , há dias e dias , enfim. No entanto cada dia ajuda-nos a descobrir algo novo , mesmo no espírito de quem já se julga conhecer bem . Há dias em que se ganham amigos e dias em que se perdem também . E hoje ao que parece perdi uma amiga de anos . Nada demais dirão vocês , acontece , e é verdade . Acontece , o irónico é quando se perde um amigo por lhe contar uma verdade. Uma amiga colocou-me uma questão há tempos , que eu para evitar maiores explicações não respondi . Hoje achei que devia responder , porque cada um tem o direito a ser o que é e a mostrar-se tal como é , e essa verdade foi aceite como mentira . Soltei uma gargalhada , porque eu sabia que ela mesma intuía essa verdade . Acabei por entender que há pessoas que independentemente do seu bom carácter , acabam por não serem capazes de aceitar verdades . Eu sou como sou , não preciso impingir as minhas ideias a quem quer que seja e muito menos preciso de recorrer a artifícios para me valorizar seja em que aspecto for . Não fiquei triste, apesar de tudo, acho que a estupefacção foi maior do que a tristeza normal de perder um amigo . Que os amigos de verdade nunca se perdem , somente quando morrem e graças a Deus não é o caso . Acho porem triste , que o passar do tempo tire às pessoas a capacidade de discernirem e pior que isso intuírem quando um amigo lhes mente ou fala verdade . Acho que as pessoas neste mundo de hoje se habituaram a trapacear tanto que quando uma verdade excede as suas expectativas , ela é apelidada de mentira . Assim como a rectidão e a honestidade passou a ser um acto vergonhoso e criticável . Esta manhã a minha amiga Paula Bobone , colocou no face dela uma imagem que me pareceu lamentável e comentei . Ela respondeu-me e tudo ficaria por ai se a determinada ocasião , alguém se achou no direito de me dizer o seguinte :

 

"Ohh Senhor Gonçalo, permita V.Exa. que o trate assim, embora eu saiba que nao e correcto e pode porventura Vossa Senhoria sentir-se vexado!!!!!!!!!!!!!! Por favor, nao seja tao serio e honesto."

 

Significa então que defender a educação e o direito ao respeito para com os outros é de lamentar . Não entendo um mundo em que as pessoas se tornaram rios sem pontes . Um mundo de pessoas que têm medo de amar o próximo , que se sentem tão pequenas que acham que alguém um pouco acima da média não aparecia nas suas vidas , a menos que fosse para brincar . Pessoas que se desvalorizam e por uma pequenez que se lhes cola à pele , tornam pequeno tudo em seu redor .

Mas cada dia é um aprendizado e por isso eu agradeço a Deus toda a oportunidade de aprender , de compreender , mas não de aceitar . Porque no dia em que eu for capaz de aceitar é porque essa mente pequena acabou por me contaminar . Tenho orgulho em ser o que sou , em ser quem sou , em não ter que baixar a minha cabeça perante as minhas verdades . Tenho orgulho até nos meus erros , porque sempre que errei , aprendi e dos meus acertos porque quando acertei coloquei em prática o que aprendi . E aprendi que se um amigo não é capaz de sentir a nossa alma , a nossa honra , então  essa amizade na verdade não tem base sólida . Como costumo dizer , não tenho por costume justificar-me , porque os que não me conhecem , não me interessa o que pensam e aos meus amigos de verdade , nada tenho a justificar .

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 14:34


11 comentários

De Carlos Oliveira a 24.10.2013 às 18:46

Oi amigão , li seu texto com atenção e se bem que não entendendo muito , eu conheço vc e sei que seja o que for , vc de certeza não agiu mal . Sabe Gonçalo , amigo que é amigo , a gente não perde não , a gente briga , a gente xinga , mas não se afasta . Quem consegue colocar um final numa amizade é porque ela não existe . Eu também já disse a amigos que não dava mais , até a amores , mas depois não cumpria . Muita coisa se diz da boca para fora , de cabeça quente . Amigo a gente não perde e se perder não era amigo . Um abraço

De Carlos Oliveira a 24.10.2013 às 18:48


Por falar em amigo fujão cadê a Dona Val a nossa representante? Sumiu foi?

De valquiria a 25.10.2013 às 00:09

Bo noite Carlos!A represetante de vocês chegou rs..Beijos om a carinho!!

De Isabel Teixeira Damas da Cruz a 24.10.2013 às 19:22


Boa tarde menino
As pessoas de hoje em dia são muito mal amadas e por isso temem o amor  seja de que tipo for . Vivemos numa mediania a que chamamos felicidade , porque já não sabemos o que isso é . Sei que conviver contigo não é fácil, as tuas pobres colaboradoras que o atestem , e os teus amigos e colegas que o afirmem , mas és sem duvida uma pessoa recta e com honra . Não entendi o que se passou , porque o texto é pouco esclarecedor , sei que nunca farias algo desonroso e só quem não te conhece te podia chamar mentiroso . Se é uma amiga , tenta conversar , perder uma amizade é triste , se essa amizade valer mesmo a pena .

De valquiria a 25.10.2013 às 00:07

Boa noite Gonçalo!!!Sim,querido perdemos e ganhados todos os dias.Lendo seu texto não sei se compreendi esta correto.Querido,você deu sua opinião e tem seus principios.Porque você falou a verdade,sua amiga Paula não compreendeu ,e tomou a tal atitude de te escrever este recado.Conheço bem você,sempre tenta compreender o que move o outro.Você sempre evita julgar as pessoas,para poder viver em paz com todos.Se perdeu a amizade,porque não era uma amizade verdadeira.Amigos tem alegrias,tristezas e compreensão.
Beijos com carinho!!!

De Paulo Ribeiro a 25.10.2013 às 09:41


Bom dia Gonçalo , nesta vida nada se perde , pelo contrário . Tudo o que se passa na nossa vida serve de lição , tanto para o bem , quanto para o mal . O que de ti conheço e acho que conheço tudo , é a tua facilidade em acreditar na boa vontade dos outros e na sua limpidez de carácter . Sei que és profundamente honesto contigo e com os outros , e também sei como te feres facilmente . Eu acho que as amizades quando verdadeiras perduram , mas tudo na vida tem uma meta e um fim . Algumas pessoas entram na nossa vida por um tempo, outras por muito tempo e algumas para sempre . Não quer dizer que umas sejam mais importantes que outras , apenas significa que cada um traz para a nossa vida aquilo que sabe e pode dar . Mas nunca deixes que a tua felicidade dependa de ninguém . Encontra em ti o teu equilíbrio , a tua paz e serás feliz .

De Anónimo a 25.10.2013 às 10:01


Bom dia Dr Gonçalo , desculpe falar aqui de coisas que não têm nada a ver com o blog . Eu tinha o contacto do Dr Carlos Oliveira e perdi e como vi que ele comentou aqui , talvez ele leia e me responda ou então o Dr fale com ele e ele me possa ajudar . Tenho dor de cabeça diariamente , já fiz eletroencefalograma , tumografia , e até fiz exame à vista . e ninguém encontra nada . Estou muito aflita , quase não posso trabalhar e tenho dois filhos para criar . Peço ajuda por amor de Deus . Por favor fale do meu caso ao Dr Carlos . Eu não deixo aqui o meu numero de telemóvel porque as vezes as pessoas fazem mau uso . Mas mando em privado por mail para o Sr . Por favor ajude-me .

De Anónimo a 25.10.2013 às 10:03


Desculpe Doutor , esqueci-me de por o meu nome , é a Alice Teixeira , que trabalha na cozinha da quinta ao lado da sua . Cumprimentos

De Carlos Oliveira a 25.10.2013 às 11:52


Oi Alice , penso que ainda tenho seu contato . Me lembro que a senhora esteve numa consulta comigo . De fato para esse seu sintoma , os exames pedidos foram os corretos. e para poder fazer uma avaliação médica terei que os ver . Não sou neurologista , mas posso tentar avaliar e lhe indicar um neurologista competente . Até lá posso medicar a senhora para aliviar sua dor . As causas dessas dores podem ser muitas e sem ver não é possível determinar . Vou pedir ao Gonçalo que envie meu numero de telefone por mail para a senhora .

De Maria a 25.10.2013 às 19:47

Não ligues Gonçalo , se for mesmo tua amiga , ela fica , se não for , deixa que parta . Quando se é amigo de verdade sempre há lugar para o outro . Se partir , deixa ir , para sempre . Só assim se vê o que um coração sente , a medida do carinho que ampara e do respeito que preserva .

De Pedro Lyon de Castro a 26.10.2013 às 15:56

Olá Gonçalo , boa tarde. Se eu dissesse que não entendo o teu texto mentiria e para o entender , fiz o que um verdadeiro amigo deve fazer, perguntei-te . E pelo que tu me disseste , tenho algumas considerações a fazer . Primeiro tu tens o teu mundo , as tuas obrigações e ninguém pode exigir a outra pessoa mais do que ela pode dar . Acho que tens nessa amiga , uma boa amiga , basta que enterres o mal entendido . Afinal quem não os tem? Eu conheço a tua honra e dignidade , e sei que para se ser amigo de alguém digno , temos que sentir em nós a mesma dignidade . Se de facto sabem ser amigos de verdade , não se afastem por coisas tão básicas , nunca esqueçam que a amizade é como o bom café , quando é aquecido de novo , já não sabe tão bem  . A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando tu descobres que alguém acredita e confia em ti.  E acredito que a verdadeira amizade só é possível entre um homem e uma mulher , A mulher é o amigo natural do homem. Dois homens raramente se estimam verdadeiramente. A amizade é uma dádiva e sabe-se que o amigo é sincero quando está connosco , podendo estar noutro lugar . Adoro-te sempre !!!

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes