Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Perde-se e Ganha-se .

Quinta-feira, 24.10.13

 

Há dias em que se perde ou se ganha , há dias e dias , enfim. No entanto cada dia ajuda-nos a descobrir algo novo , mesmo no espírito de quem já se julga conhecer bem . Há dias em que se ganham amigos e dias em que se perdem também . E hoje ao que parece perdi uma amiga de anos . Nada demais dirão vocês , acontece , e é verdade . Acontece , o irónico é quando se perde um amigo por lhe contar uma verdade. Uma amiga colocou-me uma questão há tempos , que eu para evitar maiores explicações não respondi . Hoje achei que devia responder , porque cada um tem o direito a ser o que é e a mostrar-se tal como é , e essa verdade foi aceite como mentira . Soltei uma gargalhada , porque eu sabia que ela mesma intuía essa verdade . Acabei por entender que há pessoas que independentemente do seu bom carácter , acabam por não serem capazes de aceitar verdades . Eu sou como sou , não preciso impingir as minhas ideias a quem quer que seja e muito menos preciso de recorrer a artifícios para me valorizar seja em que aspecto for . Não fiquei triste, apesar de tudo, acho que a estupefacção foi maior do que a tristeza normal de perder um amigo . Que os amigos de verdade nunca se perdem , somente quando morrem e graças a Deus não é o caso . Acho porem triste , que o passar do tempo tire às pessoas a capacidade de discernirem e pior que isso intuírem quando um amigo lhes mente ou fala verdade . Acho que as pessoas neste mundo de hoje se habituaram a trapacear tanto que quando uma verdade excede as suas expectativas , ela é apelidada de mentira . Assim como a rectidão e a honestidade passou a ser um acto vergonhoso e criticável . Esta manhã a minha amiga Paula Bobone , colocou no face dela uma imagem que me pareceu lamentável e comentei . Ela respondeu-me e tudo ficaria por ai se a determinada ocasião , alguém se achou no direito de me dizer o seguinte :

 

"Ohh Senhor Gonçalo, permita V.Exa. que o trate assim, embora eu saiba que nao e correcto e pode porventura Vossa Senhoria sentir-se vexado!!!!!!!!!!!!!! Por favor, nao seja tao serio e honesto."

 

Significa então que defender a educação e o direito ao respeito para com os outros é de lamentar . Não entendo um mundo em que as pessoas se tornaram rios sem pontes . Um mundo de pessoas que têm medo de amar o próximo , que se sentem tão pequenas que acham que alguém um pouco acima da média não aparecia nas suas vidas , a menos que fosse para brincar . Pessoas que se desvalorizam e por uma pequenez que se lhes cola à pele , tornam pequeno tudo em seu redor .

Mas cada dia é um aprendizado e por isso eu agradeço a Deus toda a oportunidade de aprender , de compreender , mas não de aceitar . Porque no dia em que eu for capaz de aceitar é porque essa mente pequena acabou por me contaminar . Tenho orgulho em ser o que sou , em ser quem sou , em não ter que baixar a minha cabeça perante as minhas verdades . Tenho orgulho até nos meus erros , porque sempre que errei , aprendi e dos meus acertos porque quando acertei coloquei em prática o que aprendi . E aprendi que se um amigo não é capaz de sentir a nossa alma , a nossa honra , então  essa amizade na verdade não tem base sólida . Como costumo dizer , não tenho por costume justificar-me , porque os que não me conhecem , não me interessa o que pensam e aos meus amigos de verdade , nada tenho a justificar .

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 14:34


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes



subscrever feeds