Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Mudança

Sexta-feira, 23.05.14
 A vida de todos nós encerra uma imensidão de "se...". Se isto , se aquilo e o mundo emperra com tanto se... .
Ultimamente toda a gente reclama de injustiça social , mas fica o tal se... , se eu pudesse, se eu mandasse , se eu soubesse .
E ninguém passa do (se)aos factos concretos , sendo que toda e qualquer mudança não passa por se ... nenhum, passa pela nossa vontade de lutar e mudar , usando os mecanismos que temos à mão . Passa pela nossa capacidade de mudar o nosso mundo interior , porque se cada um de nós não mudar , nada muda . E passa também pela nossa capacidade de usar o voto como uma arma de mudança .
Existem pessoas amargas que jogam sobre os outros todo um mundo de regras e imposições , de queixas e de culpas e acham que tudo se resolvia se ..., é hora dessas pessoas pensarem em mudar e em entender , que cada um é responsável por si mesmo . E que muito do que lhes acontece , tem directamente a ver com a tacanhez do seu modo de agir .
Todo o mundo reclama pelo direito à diferença , mas afinal é a diferença que se quer impor como se quisesse generalizar-se . Toda a gente tem o direito de ser e viver como achar melhor , desde que não queira obrigar os outros a aceitarem como obrigação essa tal diferença .
O mundo seria igualmente melhor , se as religiões não se apoiassem em mitos e tabus , onde o se ... é um forte pilar , toda a gente vai para o céu se ... Vão todos para o inferno se ... . Acho que muita coisa mudaria se todas as religiões se deixassem de ses e se centrassem no que é essencial , o amor a Deus e ao próximo e o resto viria por acréscimo.
As pessoas enchem a boca para falar de amor , mas depois na hora de se darem , de assumirem compromissos , o sentimento maior é o comodismo e o egocentrismo .
Tudo seria diferente , se as pessoas tivessem maturidade para aceitar as opiniões divergentes, se não colocassem no outro a obrigação de tudo , se cada um fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance , em vez de esperar que seja sempre o outro a fazer e a agir.
Se todos nós déssemos mais importância ao que gostamos do que às modas impostas.
Tanto erro se evitaria , se soubéssemos entender a nossa solidão e soubéssemos conviver connosco mesmos , não se faria tanta asneira só para espantar a solidão .
A cultura seria mais generalizada se nos divorciassemos mais da TV e aprendêssemos a gostar de ler .
O mundo seria tão melhor , se as pessoas entendessem que não se devem tornar escravas da ambição de possuir , que muitas delas gastam a vida , somente para comprarem mais uma roupa , mais um perfume , mais um acessório, nada que mude a vida , que valha a pena . Se for para gastar dinheiro , que seja em algo que celebre a vida.
Há pessoas que acham que se vestirem marcas se tornam elegantes e sofisticadas , mas enganam-se, de nada servem as marcas , se a sofisticação não for natural . A elegância está nas palavras que usamos , na nossa forma de agir com os outros , na ética , na amabilidade . Ser sofisticado passa pela simplicidade .
Temos que mudar o negativismo , e deixar de gritar aos quatro ventos que somos infelizes , isso só atrai o que há de mais negro no Cosmos , temos que acreditar que a infelicidade não existe, isso é um conceito ditado pela insatisfação e ingratidão humana, existem sim momentos maus , mas não são eternos . O ser humano é que aprendeu a queixar-se doa maus esqueceu-se de agradecer os bons .
Temos que aprender que as pessoas são sempre mais importantes que os bens materiais , os bens devem ser usados para servir as pessoas e que o oposto jamais se verifique .
Tudo será diferente se o bom humor se tornar uma busca continua dentro de nós mesmos.
Tudo mudaria também se as pessoas não se sentissem na obrigação de serem agressivas para taparem a sua incompetência .
Acho que os valores do mundo se alteraram completamente , que a maior parte iniciou uma luta contra o envelhecimento exterior , o que eu acho bem , mas acho que se esquecem de lutar contra o envelhecimento interior . Como disse uma escritora amiga minha , " O mundo luta contra o envelhecer e não luta contra o emburrecer." E ela tem toda a razão .
Tenho pena das pessoas que gastam a vida em busca de uma vida que está muito além dos seus horizontes e que fazem dessa luta uma bandeira que não procura a vida sensacional , mas sim o sensacionalismo , o aparecer , o dar que falar , e isso meus amigos é triste ...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Escrito por Gonçalo de Assis às 10:44


1 comentário

De Anónimo a 23.05.2014 às 14:48

Adorei :) está perfeito, tantas verdades ...
Se eu pudesse sair do \"se\" ...
Teresa

Comentar post





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  



comentários recentes